Empresa brasileira cria o “Passa-Bicho” para detectar animais nas estradas

0

A bióloga Fernanda Delborgo Abra e mais duas sócias, Mariane Rodrigues Biz Silva e Paula Ribeiro Prist são as criadoras do projeto.

Com apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a ViaFauna desenvolveu o Passa-Bicho, um sistema de detecção antiatropelamento animal. A empresa brasileira foi fundada pela bióloga Fernanda Delborgo Abra e mais duas sócias, Mariane Rodrigues Biz Silva e Paula Ribeiro Prist.

Muito comum nas estradas, o atropelamento de animais causa um grande prejuízo ambiental, principalmente quando as vítimas estão ameaçadas de extinção, como onças, antas e lobos-guará. Além deles, também é muito decorrente acidentes com vacas, cavalos, cães, entre outros. Outra agravante é que as vidas dos usuários das rodovias também são colocadas em risco.

Como funciona o “Passa-Bicho”

O “Passa-Bicho” tem como foco os animais silvestres e domésticos a partir de 3 kg. Ele é um par de sensores, instalados em postes a 100 metros de distância um do outro, com sensores de movimento (transmissor e receptor). Fernanda explica que eles ficarão localizados nos pontos mais críticos de atropelamento nas estradas.

O sistema funciona quando um animal passa pelo feixe de luz infravermelha do aparelho transmissor ao receptor. Então, o sensor emite um sinal ao poste, que leva a informação via rádio, acionando uma placa de mensagem eletrônica, uma luz piscante (giroflex) instalada sobre uma placa de advertência de travessia de fauna comum.

No Brasil, os estudos da Fase 1 foram entre junho de 2016 e abril deste ano. Dos estudos da Fase 1 foi desenvolvido um protótipo funcional, alimentado por painéis solares. O sistema inclui data loggers, um dispositivo eletrônico para registro de dados. Fernanda conta que, com esse sistema, os pesquisadores poderão saber quantos animais atravessam as estradas, enquanto hoje, eles contabilizam apenas os que morrem atropelados. Isso lhes permitirá fazer estudos sobre a movimentação dos bichos.

Em breve, o protótipo será instalado no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) para os primeiros testes.

Contatos para mais informações:

ViaFauna Consultoria Ambiental
Site: http://www.viafauna.com.br
Endereço: R. Delmira Ferreira, 312, São Paulo – SP, 04125-120
Telefone: (11) 98331 2228
E-mail: viafauna@viafauna.com

Fonte: FAPESP

Imagem: FAPESP



Deixe seu comentário