Domingo Espetacular, da RecordTV, faz reportagem sobre veganismo

0

O veganismo foi tema no último domingo de um dos principais programas da RecordTV, o Domingo Espetacular. A reportagem abordou mitos e verdades sobre a alimentação dos veganos e explicou detalhes desta filosofia de vida.

Segundo o Ibope, 16 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos, número que se refere à 8% da população.

O nutricionista George Guimarães esclareceu alguns dos benefícios da dieta vegetariana, como por exemplo, a prevenção de doenças crônicas e degenerativas.

Alimentação vegetariana e veganismo ganham cada vez mais destaque

Cada vez mais pessoas se tornam adeptas do vegetarianismo e, ao estudar mais sobre alimentação, meio ambiente e o sofrimento dos animais, acabam se tornando veganas.

A reportagem chama a atenção para a importância de um acompanhamento médico ao optar pela alimentação vegetariana. Parar com o consumo de produtos de origem animal pode trazer a carência de alguns nutrientes, como a vitamina B12, encontrada somente na carne. Nesse caso, suplementos receitados por um especialista podem suprir essa falta.

O nutricionista defende que outros nutrientes encontrados na carne podem ser substituídos perfeitamente pelos produtos vegetais, como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico e derivados são ricos em proteínas. A família das oleaginosas, como castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, nozes e outras são fundamentais para uma alimentação equilibrada.

Folhas verde-escuras têm muito ferro e os alimentos integrais e vegetais, como a cenoura, beterraba e ervilha podem suprir o zinco encontrado na carne vermelha e no peixe.

Já o cálcio, nutriente que muitos acreditam ser encontrado apenas no leite de origem animal, está presente nas leguminosas, oleaginosas, folhas verde-escuras e frutas.

A matéria ainda mostra a substituições que uma das entrevistadas, Sheila Donato, faz no dia a dia, como leite de castanha de caju e “omelete” de grão-de-bico. Ela é vegana, assim como seu filho pequeno, e não utiliza também nenhum produto proveniente ou testado em animais. Sheila abriu sua casa e mostrou diversos tipos de alimentos que prepara para a família. Ela abordou o fato do veganismo se referir aos animais e, por isso, procura itens livres de ingredientes animais e que neles não são testados, ao comprar produtos de limpeza, higiene pessoal, vestuário, entre outros.

Luisa Mell também foi entrevistada e abriu as portas de sua casa para mostrar alimentos veganos, vestuário, sapatos e falar dos cosméticos e itens veganos que utiliza.

A confeitaria Vovó Vegana, representada por Natália Prieto, preparou diversos doces veganos para serem provados por uma das convidadas, que não é vegana, nem vegetariana. Ao degustar um brigadeiro, ela disse: “prefiro o vegano”.

Assista à reportagem na íntegra a seguir:

*Fonte: Domingo Espetacular

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário