Dia Mundial do Vegetarianismo incentiva reflexão sobre mudança de hábitos

0

No dia 1 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Vegetarianismo, data estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana.

dia-mundial-do-vegetarianismoO Vegetarianismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal, onde todo e qualquer tipo de carne é excluído. Desta forma, alguns vegetarianos incluem em sua dieta alimentar mel, leite, lacticínios e ovos. Há também o vegetariano estrito, que exclui qualquer tipo de alimento de origem animal. O vegano, de forma resumida, estende essa exclusão para os demais aspectos da vida.

É basicamente classificado da seguinte forma:

– Ovolactovegetariano: Exclui todo tipo de carne da alimentação, mas consome laticínios e ovos.

– Lactovegetariano: Exclui todo tipo de carne e ovos da alimentação, mas consome laticínios.

– Ovovegetariano: Exclui todo tipo de carne e laticínios da alimentação, mas consome ovos.

– Vegetariano estrito: Exclui todo tipo de carne, laticínios, ovos ou qualquer produto proveniente de animais da sua alimentação.

O vegano exclui todo tipo de carne, laticínios, ovos ou qualquer produto proveniente de animais da sua alimentação. Ele estende essa exclusão para os demais aspectos de sua vida por ética, compaixão e reconhecimento dos direitos dos animais. Desta forma, na medida do possível e praticável, não consome produtos de origem animal ou que neles foram testados. Ele também se preocupa com o meio ambiente e com a saúde, se tornando mais consciente ao fazer escolhas.

Dia Mundial do Vegetarianismo: uma oportunidade para rever hábitos

A data leva a uma reflexão sobre mudança de hábitos, os benefícios da alimentação vegetariana para a saúde das pessoas, o respeito e bem-estar dos animais e a preservação do meio ambiente. Alguns são vegetarianos pela saúde, outros pelo meio ambiente, há os que se preocupam e sentem compaixão pelos animais e aqueles, ainda, que levam em consideração todos os fatores citados anteriormente, entre outros.

Independentemente de você ser ou não vegetariano, neste dia (e para o seu cotidiano também), sugerimos algumas ações para serem colocadas em prática:

– Aprenda receitas novas sem ingredientes de origem animal e cozinhe para a família e amigos (confira sugestões e o cardápio que preparamos especialmente para hoje aqui);

– Amplie sua compaixão e reflita sobre a vida dos animais de criação para consumo e todo o sofrimento a que são submetidos desde que nascem, até o momento do abate;

– Converse com seus amigos sobre o vegetarianismo e saiba o que cada pessoa pensa sobre o assunto. Troquem informações, façam um debate, discutam o tema de forma aberta, sempre respeitando a opinião uns dos outros;

– Assista a alguns vídeos sobre o tema (indicamos alguns deles aqui);

– Vá a algum restaurante, café, doceria ou lanchonete que ofereça alimentação vegetariana e descubra novos sabores (sugestões de lugares aqui);

– Leia sobre os impactos da alimentação onívora no meio ambiente e suas implicações na saúde das pessoas (aqui no portal oferecemos artigos e notícias sobre meio ambiente e alimentação).

Enfim, aproveite este dia para ficar por dentro deste universo, repensar hábitos e fazer mudanças positivas e significativas em prol de um mundo melhor para si e todas as pessoas, animais e meio ambiente!

*Imagens: capa – divulgação / arte – Brasil Contra a Farra do Boi



Deixe seu comentário