Dia Mundial da Luta Contra o Embarque de Animais Vivos

0

Nesta quinta-feira (14), haverá um ato contra o embarque de animais vivos, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. A ação faz parte dos protestos do Dia Mundial da Luta contra o Embarque de Animais Vivos.

A manifestação é organizada pelo coletivo vegano Vox Vegan e pela página Porto Vergonha. Os ativistas distribuirão panfletos e adesivos, além de banners ilustrativos no local.

Por que Santos será palco do protesto contra o embarque de animais vivos?

Em fevereiro, o navio NADA partiu para a Turquia com 27 mil bois, sob alegações de maus-tratos contra os animais que estavam na embarcação. Antes de sua partida, os moradores da Baixada Santista começaram a sentir cheiro de fezes na cidade, além dos excrementos que eram deixados nas ruas pelos caminhões de transporte.

Após as denúncias, a ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa de Animal entrou na Justiça, com o objetivo de impedir que o navio fosse embora do Brasil, devido às más condições em que os animais estavam sendo submetidos.

A veterinária e funcionária da Prefeitura de Santos, Magda Regina, foi designada pelo juiz federal Djalma Moreira Gomes para inspecionar o navio NADA e fazer um laudo sobre como os animais estavam sendo tratados no espaço.

Depois de visitar a embarcação, Magda Regina concluiu que os bois estavam, de fato, sofrendo maus-tratos, acomodados em locais sujos, sem limpeza regular, além de receberem poucos cuidados médicos. No documento produzido, ela informa que havia somente três veterinários para cuidar dos 27 mil bois. A veterinária também observou que as fezes dos animais e os restos mortais deles eram lançados ao mar.

Mesmo depois das constatações, o Tribunal Federal Regional da 3ª Região liberou o navio NADA para desatracar do Porto de Santos, a pedido do Presidente Michel Temer, que estava sendo pressionado por órgãos como a AGU (Advocacia Geral da União) e o Ministério da Agricultura.

Participe do ato contra o embarque de animais vivos

Ajude as ONG’s, os ativistas e defensores da causa animal a proibirem a exportação de animais vivos para o exterior, prática que já vem sendo realizada há 20 anos no Brasil. São duas décadas de sofrimento, em que o gado é submetido a horas de viagem, para ser abatido sem leis de bem-estar animal no destino.

Serviço:

O que: Dia Mundial da Luta Contra Embarque de Animais Vivos
Onde: Praça Mauá (em frente à Prefeitura)
Endereço: Praça Visc. de Mauá, Santos – SP
Data: quinta-feira, 14 de junho
Horário: das 12h às 14h
Entrada: gratuita

Para mais informações, acesse o evento no Facebook. Confirme sua presença e participe do ato para salvar os animais!

*Fontes: Dia Mundial da Luta Contra o Embarque de Animais Vivos; BBC Brasil 

*Imagem: Dia Mundial da Luta Contra o Embarque de Animais Vivos



Deixe seu comentário