Desodorantes sem alumínio: invista em produtos naturais, orgânicos e veganos

0

Os desodorantes sem alumínio são as opções mais seguras para quem deseja cuidar da saúde. A substância tem sido relacionada ao surgimento de algumas irritações e complicações. Veja a seguir o que o elemento pode provocar e confira os benefícios de usar produtos naturais, orgânicos e veganos.

Desodorantes sem alumínio: entenda por que é aconselhável evitar a substância

A maioria dos desodorantes convencionais possui em sua composição sais de alumínio, que podem gerar algumas reações e complicações nas pessoas.

O alumínio, utilizado nesse tipo de produto para inibir a sudorese, bloqueia temporariamente as glândulas sudoríparas e tem a possibilidade de causar irritações em alguns indivíduos, de acordo com a dermatologista Caroline Paim da Cunha (saiba mais aqui).

Conforme a dermatologista Valéria Campos, o elemento pode provocar algumas alergias como dermatites e urticária de contato (veja mais aqui).

Pesquisas, inclusive, já associaram a presença do componente com o desenvolvimento de doenças graves, como o câncer de mama. O pesquisador André Pascal Sappino fez uma analogia do componente com o amianto, substância que foi proibida em alguns estados brasileiros. “O amianto é barato, tem potencial industrial muito atraente e levou 50 anos para ser proibido. Esperamos que não leve tanto tempo para proibir os sais de alumínio”, disse (leia mais aqui).

Segundo a dermatologista Luiza Pitassi, pesquisas comprovam que o alumínio contido nos desodorantes pode ficar depositado no tecido mamário (confira mais aqui).

Desodorantes sem alumínio: escolha produtos naturais, orgânicos e veganos

Os desodorantes naturais e orgânicos não levam alumínio em sua fórmula. Ingredientes vegetais e minerais são os responsáveis por promover o controle bacteriano e evitam o mal odor, segundo a dermatologista Patrícia Silveira (saiba mais aqui).

Alguns fabricantes de desodorantes naturais e orgânicos utilizam o cristal de alúmem, que é um sal mineral. Conforme o biólogo, microbiologista e especialista em cosmetologia clínica, Márcio Accordi, esse elemento não pode ser absorvido pela pele, diferentemente do alumínio (veja mais aqui).

Os desodorantes naturais e orgânicos, quando são veganos, não possuem ingredientes de origem animal e também não são testados em animais, promovendo o bem-estar dos animais e do planeta, além de preservar sua saúde (leia mais aqui).

Há empresas que fabricam desodorantes naturais e orgânicos com óleos essenciais de alecrim, capim limão, além do cristal de alúmem. Eles ajudam a prevenir e a neutralizar os maus odores da transpiração. Além disso, permitem a sudorese natural e não bloqueiam os poros, evitando danos na pele delicada das axilas (confira mais aqui).

Ao escolher um desodorante, dê preferência aos naturais, orgânicos e veganos. Dessa forma, além de evitar malefícios ao seu organismo, você também estará ajudando os animais e a natureza.

*Fontes: Unicamp; Gaúcha ZH; Vogue; ABQ; Minha Vida; Arte dos Aromas

*Imagem: divulgação

Você também pode gostar de ler:

Desodorantes veganos, orgânicos e naturais protegem a saúde e previnem alergias

Alergia a cosméticos: escolha sempre produtos de qualidade

Pele sensível ou alérgica: escolha produtos livres de substâncias prejudiciais

 

 

 

 

 

 



Deixe seu comentário