Guia alimentar para crianças vegetarianas

0

O Guia alimentar para crianças vegetarianas foi desenvolvido pela Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB, para orientar mães e pais de filhos com até 2 anos de idade sobre sua rotina de alimentação.

Por meio deste material, a SVB pretende eliminar mitos sobre a alimentação vegetariana estrita para crianças. Muitos pais são desestimulados a seguir a dieta vegetariana por falta de informação e este guia apresenta como as famílias podem adotar esse tipo de alimentação de forma segura.

Além disso, a entidade também visa promover informação de qualidade, para contribuir com o desenvolvimento de hábitos saudáveis na infância.

O material foi dividido em sete capítulos, que abordam temas como: introdução da alimentação sólida, alimentos alergênicos, cuidados médicos, suplementação, entre outros. A publicação conta, ainda, com dicas de receitas para refeições veganas para as crianças.

Para facilitar a leitura e a compreensão de temas mais técnicos, o guia foi feito com conteúdo e ilustrações de linguagem fácil, acessível e didática.

Guia alimentar para crianças vegetarianas: amamentação e vitamina B12

Outro tema que é tratado no guia é a amamentação. O material informa que o costume é mais um hábito que foi aprendido, do que um ato instintivo. A publicação mostra a importância do aleitamento materno e orienta, ainda, como as mães podem realizar esse ato.

A importância da vitamina B12 também é abordada. O guia dá dicas de como supri-la na alimentação das crianças, sem que elas precisem ingerir alimentos de origem animal.

Ficha técnica:

Livro: Guia alimentar para crianças vegetarianas
Editora: Sociedade Vegetariana Brasileira
Autores: Aline Vieira; Eric Slywitch; Fernanda de Luca Almeida; Júlia Harger; Tabata Iglesias; Thaisa Santos Navolar
Páginas: 51
Valor: disponível gratuitamente no site (clique aqui) ou à venda em forma física por R$8 na loja da SVB (clique aqui)

Sobre os autores do Guia alimentar para crianças vegetarianas

A publicação foi elaborada com a ajuda de quatro profissionais da área de nutrição, uma ativista e uma culinarista: Aline Vieira; Eric Slywitch; Fernanda de Luca Almeida; Júlia Harger; Tabata Iglesias e Thaisa Santos Navolar.

Aline Vieira, coordenadora do guia, é especialista em nutrição materna infantil e consultora em amamentação. Eric Slywitch é médico especialista em nutrologia, além de já ter sido diretor do Departamento de Medicina da SVB de 2004 a 2016. Fernanda de Luca Almeida é pediatra especializada em nutrologia.

Júlia Harger é ativista dos direitos animais, ministra aulas sobre os benefícios do aleitamento materno e autora do blog Vegana é sua mãe (conheça mais aqui). Tabata Iglesias é culinarista e desenvolve receitas sem ingredientes de origem animal.

Thaisa Santos Navolar, organizadora do guia, é nutricionista, autora do ebook “Leites Vegetais” e colaboradora dos livros “Festa Vegetariana” e “Leites e queijos vegetais” da SVB.

*Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira

*Imagem: divulgação

 



Deixe seu comentário