A importância de utilizar cosméticos orgânicos, naturais e veganos

0

Por qual motivo optar por cosméticos orgânicos, naturais e veganos, que possuem propostas mais verdadeiras e são produzidos pensando no bem-estar das pessoas, dos animais e do planeta?

*Por Tabata Aguilar

A sociedade está em transformação. A conscientização dos perigos do uso de produtos nocivos à saúde – e ao ambiente – vem fazendo com que as pessoas repensem seus hábitos.

No caso dos produtos de beleza, a saída é buscar cosméticos que utilizem apenas ingredientes naturais. Assim, além do benefício estético, é possível ter uma pele saudável e o organismo em equilíbrio.

A vantagem de utilizar produtos naturais é que, por serem feitos de matérias-primas de origem mineral e vegetal, não agridem a pele e diminuem o risco de alergias.

Para adquirir cosméticos veganos, orgânicos e naturais, clique aqui e acesse a loja Mimi Veg

10 motivos para você apostar em cosméticos orgânicos, naturais e veganos:

1) Não agridem o seu corpo

Sua pele é como uma grande boca. Tudo o que você coloca nela será absorvido e chegará em sua corrente sanguínea. Cosméticos com substâncias nocivas ao corpo não devem ser utilizados por nós. Se não colocaria na boca, não coloque na pele. Cosméticos naturais normalmente são feitos de óleos, manteigas, ceras vegetais, óleos essenciais. São utilizadas também ervas e sementes, o que faz com que eles não sejam agressivos ao corpo.

2) Não agridem o meio ambiente (ecológicos)

Todo produto que você colocar em seus cabelos ou pele vai acabar descendo pelo ralo quando você tomar banho e retornando ao meio ambiente (solo, rios, mares). Quando o cosmético contém substâncias químicas, sintéticas e etc., o meio ambiente é prejudicado. Entretanto, ao utilizar um cosmético com base em produtos naturais e orgânicos (biodegradáveis), você verá apenas substâncias vindas da terra voltando pra terra.

3) Não agridem os animais (veganos)

Já sabemos que os produtos que utilizamos saem do nosso corpo ralo abaixo quando tomamos banho. Por isso, podem afetar tanto animais terrestres quanto os que vivem em ambiente aquáticos. Utilizar cosméticos com propostas naturais/veganas preserva a vida dos animais do planeta, que vêm sofrendo até então com todos os produtos químicos e sintéticos jogados por nós na natureza.

4) Não contêm substâncias químicas/tóxicas

Cosméticos convencionais contêm substâncias químicas nocivas ao corpo, e ao ambiente. Já os cosméticos artesanais e naturais não possuem ingredientes químicos em sua composição. Usando produtos naturais e biodegradáveis, você melhora sua qualidade de vida. Outra boa notícia, é que contamina menos os lençóis freáticos, a água dos rios, mares e oceanos.

5) Não contêm derivados de petróleo

Derivados de petróleo, eis um grande problema em cosméticos convencionais. São de baixo custo e com impacto ambiental gigantesco! Entre eles estão: óleos minerais, parafinas e vaselinas. Estes ingredientes não são encontrados em cosméticos naturais.

6) Não possuem corantes ou fragrâncias sintéticas

Corantes e fragrâncias sintéticas que fazem mal tanto à nossa biologia quanto ao ambiente e aos seus animais que nele vivem não são encontradas em cosméticos naturais. Ao contrário, são utilizados óleos essenciais puros a fim de obter aroma e pigmentos corantes naturais, extraídos de sementes, ervas, etc.

7) Não contêm metais pesados

Metais pesados são encontrados sempre nos produtos da indústria, a fim de baratear os produtos e nos deixar doentes. Metais pesados atrapalham nossa condução elétrica quando consumidos em grande quantidade e são de difícil eliminação pelo corpo. Produtos naturais, veganos e orgânicos, normalmente são produzidos de forma artesanal ou mesmo por pequenos produtores. Isso nos dá mais garantia da não existência dessas substâncias em suas composições.

8) Não contêm conservantes sintéticos

Se você já utiliza cosméticos com propostas diferentes citadas aqui deve ter percebido que eles não tem um durabilidade tão boa quanto o creme y da marca x. Isso porque cosméticos naturais não possuem conservantes sintéticos, o que também não significa que eles vão estragar em uma semana. Outros conservantes, como vitamina E oleosa, oleorresina de alecrim, alguns óleos essenciais etc., são utilizados a fim de garantir que seu cosmético dure por alguns meses.

9) São de qualidade

Como cosméticos com propostas naturais são compostos apenas substâncias puras como óleos, ceras, manteigas vegetais, óleos essenciais, ervas e sementes, são os mais nobres que podemos utilizar. Além disso, não possuem nenhuma porcaria industrial a fim de barateá-los o que faz com que sejam de real qualidade.

10) Te conectam com a natureza

As substâncias utilizadas em cosméticos naturais são advindas da natureza. Possuem propriedades terapêuticas (antioxidantes, antissépticos, analgésicos, antibacterianos, etc.). Elas atuam de forma especial sobre o nosso corpo, fazendo com que possamos sentir a energia da terra em forma de conexão com os nossos corpos.

O benefício final de optar por alternativas naturais, veganas e orgânicas é que elas são mais eficazes em fornecer saúde a longo prazo para a pele. Cosméticos orgânicos normalmente contêm um nível muito mais elevado de nutrientes naturais incluídos em minerais e vitaminas essenciais. Alimentos orgânicos também proporcionam os principais metabólitos secundários, como fitonutrientes, flavonóides e polifenóis. Cosméticos diretamente derivados destes alimentos podem fornecer numerosos benefícios para a saúde.

Conforme o tempo passa mais estudos são liberados, vinculando uma variedade de doenças a produtos químicos sintéticos. A maneira mais fácil de eliminar, ou pelo menos reduzir a exposição a materiais sintéticos é não aplicá-los diretamente sobre a pele. Optar por cosméticos orgânicos naturais é uma maneira simples de reduzir a exposição a produtos químicos agressivos. Além disso, beneficia a diminuição de efeitos colaterais, promovendo a saúde holística da pele.

*Fonte: Soluções Naturais

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário