Cortiça: uma alternativa ecológica e vegana

0

Você já ouviu falar sobre os benefícios da cortiça? Ela é, atualmente, uma das opções veganas mais ecológicas da moda. Extraída de uma árvore, é resistente e durável, sendo uma ótima alternativa ao couro, por exemplo.

*Por Marta Canga

Desde que me tornei vegana, percebi que existem tantas alternativas ao couro animal. Eu já vi muitos materiais diferentes, como poliuretano, microfibra, couro de abacaxi, de maçã, de cogumelo e também a cortiça.

O que é cortiça?

Ela é a casca do sobreiro, removida a cada nove anos, quando a árvore está numa fase de crescimento mais ativa e é mais fácil descascá-la sem danificar o tronco.

Globalmente, estima-se que existam 2,3 milhões de hectares de sobreiros. Destes, cerca de 716 mil hectares estão localizados em Portugal (22,5% da área florestal nacional) e metade da produção mundial de cortiça é portuguesa.

É uma alternativa vegana maravilhosa ao couro, pois é um material sustentável e de alta qualidade. Ela é feita para ser durável e resistente. Além de ser impermeável, elástica e resistente ao fogo. Única na sua aparência, é um material colhido naturalmente!

Por que usar cortiça?

A cortiça é um dos recursos mais renováveis e ecologicamente corretos do planeta. Toda vez que um sobreiro é colhido, ele absorve mais CO2 para ajudar no processo de regeneração da casca.

Assim, os sobreiros recolhidos regularmente armazenam três a cinco vezes mais CO2 do que os que não foram colhidos. Como só a casca é removida para obter a cortiça, a árvore continua vivendo e ajudando a limpar nosso ar. Alguns sobreiros podem viver até 300 anos. Isso significa que uma única árvore pode fornecer cortiça durante muitas gerações.

Utilizar cortiça é ajudar a natureza

A viabilidade financeira da cortiça e dos seus cultivadores ajuda a proteger, em longo prazo, um ecossistema único e frágil, que constitui um habitat para espécies raras e ameaçadas.

Cortiça: socialmente consciente

Acredito que quando os artesãos têm as condições de trabalho e os salários justos, seu melhor trabalho brilha. É por isso que sempre insisto que todos sejam recompensados justamente por sua contribuição!

Eu amo o fato de que existem tantas alternativas ao couro hoje em dia, de alta qualidade! Uso com orgulho e acho que é legal ter uma peça única em seu guarda-roupa. Amo o fato de que é vegano, feito localmente e à mão. É tudo produzido com bondade!

Marta Canga é formada em Ciências Políticas, História das Relações Internacionais e se especializou em Moda em 2012. Produz conteúdo voltado para moda vegana desde 2015 e hoje é embaixadora de empresas de roupas veganas.

*Fonte: Marta Canga

*Imagem: divulgação

 



Deixe seu comentário