Centro de Controle de Zoonoses-SP

0

centro de controle de zonoses-sp O Centro de Controle de Zoonoses-SP, também conhecido como Divisão de Vigilância de Zoonozes, é um órgão municipal responsável pelo controle de doenças e agravos transmitidas por animais. Esse monitoramento se dá por meio da administração populacional de animais domésticos, como cães e gatos, e de animais sinantrópicos, que vivem no ambiente urbano, mas não se sentem em harmonia com grande parte dos seres humanos, como morcegos, pombos, ratos, entre outros. O controle da população de animais é feito por meio de castração, um serviço que é oferecido gratuitamente.

O espaço fica em Santana, na zona norte de São Paulo, e possui laboratórios que realizam o diagnóstico de zoonoses e de doenças transmitidas por vetores em humanos e animais. Também identifica os animais sinantrópicos encontrados no meio urbano.

Além do trabalho de controle populacional desses animais, o Centro de Controle de Zoonoses-SP também tem programas de adoção de cães e gatos de forma permanente. O CCZ oferece, ainda, vacinação contra raiva para eles.

Como ajudar os animais tratados pelo Centro de Controle de Zoonoses-SP

Muitos dos animais que recebem ajuda do Centro de Controle de Zoonoses-SP precisam de um lar. Uma das maneiras de ajudá-los é adotá-los ou divulgar as ações de adoção do CCZ. Também é uma forma de contribuir com a saúde dos animais informando as pessoas que não sabem do programa de castração gratuita, para que elas levem seus animais não castrados para realizarem a operação.

centro de controle de zoonoses-sp Entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses-SP para mais informações:

Telefone: (11) 3397-8900

Sobre o Centro de Controle de Zoonoses-SP

O Centro de Controle de Zoonoses foi criado em 1973, para combater os casos de raiva em São Paulo. Atualmente, desenvolve ações de saneamento ambiental, educação, prevenção, adoção de animais, proteção e promoção à saúde pública.

*Fontes: Prefeitura de São Paulo; Veja

*Imagens: divulgação



Deixe seu comentário