Veja 5 grandes causas do desmatamento e como você pode ajudar a reduzi-lo

0

O desmatamento avança cada vez mais no mundo todo. Segundo a organização não governamental World Wide Fund for Nature, a cada minuto são destruídas aproximadamente 36 áreas florestais equivalentes a campos de futebol. Se esses números persistirem, os animais, a sociedade e o planeta serão extremamente prejudicados. Confira a seguir as 5 principais causas do desmatamento e veja o que você pode fazer para evitar o aumento desses dados alarmantes.

*Por Paulina Lam para o One Green Planet

As florestas do planeta estão sob ameaça. Cerca de 36 campos de futebol de florestas são queimados e destruídos por minuto (veja mais aqui). A cada clareira desmatada, perdemos cerca de 135 espécies de animais, plantas e insetos por dia.

As florestas nos fornecem muitos benefícios. Elas ajudam na mitigação das mudanças climáticas, ao consumirem o dióxido de carbono que colocamos no ar, enquanto expelimos oxigênio. As florestas tropicais, como as da Amazônia, desempenham um papel vital no ciclo da água, fornecendo chuva para a região. Estima-se também que elas contenham mais da metade das plantas anticancerígenas identificadas até o momento (saiba mais aqui).

Cerca de 80% das espécies que habitam a terra estabelecem casas nas florestas e a biodiversidade garante a segurança alimentar global e ajuda a aliviar a pobreza em tempos de crise (veja mais aqui). Então, por que estamos destruindo o que resta das florestas?

Não há um único fator responsável pelo desmatamento. Pelo contrário, é uma combinação de forças que estão devastando isso. Confira a seguir 5 causas que contribuem para a destruição da vegetação no mundo.

1) Desmatamento: expansão agrícola

A conversão de florestas em plantações agrícolas é uma das principais causas do desmatamento. O aumento da demanda global por commodities está levando os produtores em escala industrial a derrubar as florestas em um ritmo alarmante.

A Indonésia, maior produtora de óleo de palma, foi eleita como o país “mais rápido destruidor de florestas” no Guinness World Records (confira aqui). Mesmo quando são feitos esforços para reabastecer as plantações estéreis, o solo empobrecido não é capaz de produzir a mesma biodiversidade que já teve.

O que você pode fazer: plante uma árvore no seu quintal ou em uma horta comunitária.

2) Desmatamento: pecuária

A pecuária é outro fator que contribui para o desmatamento. Desde 1990, o Brasil, um dos maiores exportadores de carne bovina, perdeu uma área de floresta que é três quartos do tamanho do Texas (saiba mais aqui). Uma forte demanda global por carne bovina, apoiada por governos como o do Brasil, está expandindo esse tipo de desmatamento.

O que você pode fazer: não consuma proteína animal. Ao reduzir o público desse setor, as empresas vão diminuir cada vez mais suas atividades e isso vai frear o desmatamento.

3) Desmatamento: exploração madeireira

A exploração madeireira é um fator de desmatamento. Na Indonésia, as operações de extração ilegal de madeira fornecem renda a curto prazo para pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia. No entanto, destrói os meios de subsistência daqueles que dependem da floresta. A Indonésia é um dos maiores vendedores de madeira, com cerca de 80% exportados ilegalmente. Estima-se que os criminosos organizados recebam entre US$ 10 e 15 bilhões de dólares do desmatamento ilegal por ano.

O que você pode fazer: compre produtos que indiquem uma procedência vegana, orgânica ou natural, inclusive papéis, que estão entre os principais produtos desse mercado.

4) Desmatamento: expansão da infraestrutura

A construção de estradas pode levar ao desmatamento, proporcionando uma entrada para terras anteriormente remotas. A Rodovia Interoceânica, de 5.404 km, que vai do Brasil ao Peru, é uma preocupação para os conservacionistas, já que a estrada corta uma faixa através da biodiversidade da floresta amazônica.

As expansões de estradas geralmente levam à extração ilegal de madeira, onde os oportunistas cortam árvores sem permissão das autoridades. A terra desmatada atrai um fluxo de colonos e perturba a paz que reina nas pequenas aldeias.

O que você pode fazer: consuma e incentive a compra de materiais reciclados, para reduzir o avanço desse mercado; participe e divulgue campanhas de conscientização ambiental, para que cada vez mais pessoas saibam dessas ilegalidades.

5) Desmatamento: superpopulação

Nosso planeta já abrigou um máximo estimado de 15 milhões de pessoas na pré-história. Agora, ele sustenta aproximadamente 7 bilhões de indivíduos. Com a superpopulação, há um aumento nas necessidades e desejos globais, levando à expansão e ao desmatamento. As florestas do planeta estão sendo devastadas a um ritmo uniforme com o crescimento da população.

O que você pode fazer: procure por produtos que tenham a certificação Forest Stewardship Council – FSC (conheça aqui)  e Rainforest Alliance (veja aqui). São organizações que garantem a proteção de florestas no mundo todo, promovendo uma gestão ambientalmente saudável a animais e ao planeta. As empresas que possuem suas certificações criam mercadorias aliadas ao desenvolvimento sustentável.

Paulina Lam é jornalista especializada em assuntos ecológicos. Escreve regularmente para sites veganos.

*Fonte: One Green Planet

*Imagem: divulgação

 

 



Deixe seu comentário