Ônibus vão percorrer SP para castrar cães e gatos de graça

0

A Prefeitura de São Paulo anunciou cinco ônibus que vão castrar cães e gatos de graça na cidade. Com o lançamento, o programa pretende realizar mais de 24 mil castrações em locais mais carentes do município, que ficam, em grande parte, nas regiões Norte, Sul e Leste.

De acordo com o prefeito Bruno Covas, os Castramóveis, como foram nomeados os novos ônibus, devem ampliar o número de castrações anuais e diminuir o tempo de espera das castrações. “Os ônibus irão percorrer todos os cantos da cidade, em especial os pontos mais periféricos, para que possamos ampliar o número de castrações anuais, de 95 mil para 120 mil animais, reduzindo a fila que temos hoje para este procedimento que em alguns bairros chega a seis meses de espera, além de diminuir o número de animais abandonados”, informou.

Segundo a Prefeitura, a estimativa é que cada ônibus atenda diariamente entre 80 e 150 animais. Os transportes possuem um centro cirúrgico para realizar as intervenções necessárias para um atendimento de qualidade.

Há, ainda, estruturas planas, com rede elétrica, hidráulica e um local para a montagem das tendas de apoio.

Além da castração, o programa vai oferecer outros serviços, como a identificação dos animais com microchips, orientações sobre guarda responsável e a emissão de Registro Geral Animal (RGA) para cães e gatos.

“Ações como essa são de suma importância tanto para a população como para os animais. A castração promove o bem-estar do animal, garante mais saúde para ele, além de trazer benefícios também para as pessoas. Com a castração e com a adoção você reduz o número de animais abandonados, que no Brasil chega hoje a 30 milhões”, disse a diretora da Ampara Animal, Raquel Facuri. A Ampara Animal (conheça aqui) é uma das entidades parceiras do programa.

Castrar cães e gatos de graça: como participar do programa

Os interessados em castrar seus animais com o apoio deste programa precisam ficar atentos com o cronograma dos Castramóveis. Para ver em quais pontos da cidade os ônibus vão passar em setembro, clique aqui. Fique sempre atento ao site da Prefeitura de São Paulo (acesse aqui) para checar as próximas paradas dos Castramóveis.

Os tutores devem agendar a operação um dia antes nos locais informados, munidos com CPF, RG, comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

Os animais devem ter entre 3 meses a 10 de idade para poderem realizar a castração.

*Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

*Imagem: Marcelo Pereira/Secom

Você também pode gostar de ler:

“Cão Domínio” é inaugurado para atender cães comunitários em Canoas (RS)

Bosque em Campinas-SP não terá mais animais em cativeiros

Universidade Federal do Paraná (UFPR) idealiza Programa de Direito Animal



Deixe seu comentário