Descubra o que é carvão ativado, para que serve e seus benefícios

0

Muito popular na Ásia, o carvão ativado chegou ao Brasil e já está conquistando a todos. Derivado da queima de madeira, o produto remove as impurezas do organismo. É utilizado em hospitais e muitas empresas estão desenvolvendo mercadorias com ele na composição. Confira a seguir o que o material faz no corpo e quais são as vantagens de usá-lo.

Carvão ativado: o que ele faz e os benefícios para o organismo

O carvão ativado desintoxica o organismo, sendo bastante utilizado em hospitais, de acordo com o nutrólogo Lucas Penchel. “Em hospitais, pode ser usado para desintoxicação por medicamentos, venenos ou agentes químicos”, revela (saiba mais aqui).

O especialista em nutrologia, Thiago Giaconi, explica como o produto é aplicado nos pacientes. “Os médicos aplicam doses concentradas de carvão ativado diretamente no estômago, via sonda. Após alguns minutos, o carvão é aspirado para fora. Nesse caso, ele absorve o conteúdo tóxico”, discorre (veja mais aqui).

Além de eliminar as toxicidades do corpo, o carvão ativado pode deixar a pele, o cabelo e os dentes mais bonitos. Segundo a dermatologista Priscilla Campelo, o carvão ativado limpa, controla a oleosidade, além de reduzir os poros e cravos na derme (confira mais aqui). Como consequência, a pele fica mais iluminada, com um tom mais uniforme, firme e macia.

A especialista Priscilla Campelo acrescenta também que as máscaras com a substância removem poluentes e toxinas, sem retirar a hidratação do rosto (veja mais aqui).

Alguns metais pesados que estão presentes no ar, como o chumbo, por exemplo, são removidos da pele pelo carvão ativado, impedidos de serem absorvidos, conforme o dermatologista Gilvan Alves (leia mais aqui).

No cabelo, o produto consegue prevenir a dermatite seborreica (caspas), manter a cor dos fios e deixá-los mais brilhantes e sedosos, segundo a dermatologista Priscilla Campelo (entenda mais aqui).

O carvão ativado também é usado como clareador dental. As micropartículas da substância removem as impurezas responsáveis que amarelam os dentes, além de contribuir no combate à placa (veja mais aqui). Segundo a cirurgiã-dentista Heloísa Crisóstomo, o ideal é adquirir produtos com ele na composição, já que haverá a quantidade certa para a região bucal (saiba mais aqui).

Escolha produtos veganos, orgânicos e naturais com carvão ativado

Para garantir os benefícios do carvão ativado ao seu organismo, procure um especialista. Ele vai indicar a dose certa para o seu caso.

Além disso, dê preferência para produtos veganos, orgânicos e naturais com a substância. Eles não têm componentes tóxicos em sua composição, promovendo bem-estar para seu corpo, aos animais e planeta (saiba mais aqui).

*Fontes: Minha Vida; G1; Metrópoles

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário