Empresa vietnamita faz canudos biodegradáveis com capim

0

Uma empresa do Vietnã desenvolveu um produto bem inovador: canudos biodegradáveis feitos com capim. A espécie desse vegetal é natural do país asiático. Seu criador enxergou potencial nela e decidiu fabricar o material, que já está fazendo sucesso na nação vietnamita.

*Por Chris Ford para o The Epoch Times

A cada ano, há impressionantes 8 milhões de toneladas de plástico chegando aos nossos oceanos. Entre estes, estão os canudos de plástico, que são usados diariamente. Só os Estados Unidos usam e descartam cerca de 500 milhões de canudos de plástico por dia, e isso afeta nossa Terra imensamente.

A maioria dos plásticos é feita de petróleo bruto e não é biodegradável. A vida marinha pode, erroneamente, comê-los, pensando que são alimento. Dessa forma, ficam alojados em algum lugar do seu organismo, causando ferimentos ou morte.

Além disso, quando os canudos de plástico começam a se decompor, liberam toxinas prejudiciais que poluem nossos oceanos.

canudos biodegradaveis Assim, a fim de eliminar o flagelo dos canudos de plástico, grupos como a Lonely Whale, Last Plastic Straw, Straw Free e Be Straw Free surgiram. Além disso, muitas outras ótimas alternativas também foram desenvolvidas, como canudos de metal e de arroz.

Uma inovação de um homem vietnamita chamado Tran Minh Tien mostrou como um certo tipo de grama, uma espécie conhecida como Lepironia articulata, que nasce ao redor do Delta do Mekong, no Vietnã, pode ser convertida em canudinhos.

Eles não contêm produtos químicos nem conservantes. E o mais importante: são biodegradáveis.

Canudos biodegradáveis: como funciona o processo de transformar a grama em palha

Primeiro, eles coletam os talos ocos da grama, que são lavados e depois cortados em comprimentos de 20 centímetros. Os tubos são, então, limpos no interior usando uma haste de metal.

Depois de outra rodada de lavagem, os canudos são empacotados juntos e, finalmente, embrulhados em folhas de bananeira.

canudos biodegradaveisOs canudos vêm em duas versões: uma fresca e outra seca. Os frescos podem ser armazenados na geladeira por duas semanas, ou mantidos em temperatura ambiente por uma semana.

Enquanto isso, os secos são colocados ao sol por cerca de 2 a 3 dias, depois assados no forno. Estes duram muito mais tempo, até seis meses em temperatura ambiente. Eles podem ser reutilizados várias vezes em casa.

Esses canudos de grama, que têm um cheiro natural, só podem ser comprados no Vietnã no momento. Talvez o resto do mundo venha a experimentá-los em breve.

*Fonte: The Epoch Times

*Imagens: Ong Hut Co

 

 



Deixe seu comentário