“Cão Domínio” é inaugurado para atender cães comunitários em Canoas (RS)

0

caes comunitarios Um espaço para abrigar cães comunitários foi inaugurado em Canoas (RS). O “Cão Domínio”, como é chamado o novo local, tem o objetivo de alocar os cachorros que são cuidados pela comunidade.

O ambiente foi idealizado pelos conselhos municipais de Bem-estar animal (Combea) e de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Canoas, além de ter contado com a ajuda de moradores da região.

O “Cão Domínio” tem casinhas para acomodar os cães, além de bebedouros e comedouros. O espaço já possui quatro residentes: Alemão, Guri, Lilica e Pretinha.

“Cão Domínio” pode inspirar outras regiões da cidade a criarem projetos similares para seus cães comunitários

De acordo com o vice-presidente do Combea, Alex Szekir, há a expectativa que o projeto inspire outras comunidades da região a fazerem o mesmo. Ele ressalta também que o espaço vai ser cuidado pelos protetores que se incumbiram de zelar pelos animais. “Os ‘Cão Domínios’ devem abrigar animais comunitários castrados, socializados e saudáveis. A manutenção e limpeza do local é de responsabilidade dos cuidadores. Eles devem garantir o bem-estar dos animais, conforme a lei 15.254.2019”, explica Alex Szekir.

Como há muitos cachorros sem um lar na cidade, o “Cão Domínio” é uma alternativa para alocar esses animais que estão à espera de uma família.

Além disso, é possível adotar qualquer um dos cães, caso haja interesse e responsabilidade. “Todos os cães comunitários podem ser adotados, desde que as pessoas interessadas entrem em contato com os cuidadores e se comprometam a atender às necessidades do animal”, informa Alex.

“O Cão Domínio foi criado para acolher aos cães que já fazem parte da fauna urbana doméstica da comunidade. Não é um lugar de descarte. O abandono de animais é um crime previsto em lei, com pena e possibilidade de detenção”, reforça Alex Szekir.

A cidade de Canoas já realizou outras ações em prol do bem-estar dos animais. Entre elas, o projeto “Canoas sem Carroças”, além das blitz educativas de proteção animal e as palestras de educação ambiental em escolas municipais.

*Fonte: Prefeitura de Canoas

*Imagens: Derli Colomo Jr/Prefeitura de Canoas

Você também pode gostar de ler:

Bosque em Campinas-SP não terá mais animais em cativeiros

Serviço gratuito ajuda animais abandonados a encontrarem um lar

Estabelecimentos recebem comedouros e bebedouros para animais de rua



Deixe seu comentário