Prefeitura do RJ lança plataforma que cria cadastro online gratuito de animais

0

Na segunda quinzena de setembro, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Sisbicho, plataforma que cria cadastro online gratuito de animais com microchip. O serviço dá direito a cães, gatos e outros animais domésticos a uma carteira oficial de identificação.

A iniciativa vai permitir a implantação do Registro Geral de Animais, além de ser uma forma de prevenir riscos à saúde pública. Com a medida, a microchipagem passou a ser recomendada a todos os tutores de animais de estimação.

O programa vai permitir, ainda, que a Prefeitura possa dimensionar quantos animais existem na região, para ajudar a implantar ações mais efetivas, como campanhas de vacinação e castrações.

De acordo com o médico-veterinário Francisco José Lima de Sá, o Registro é uma forma de prevenir o abandono e os maus-tratos aos animais. “O Registro é o primeiro passo para resolver a causa animal, as ações de abandono, de violência. Espero que ele seja o início de um processo maior. Estou feliz porque sempre defendi a microchipagem como fundamental para a prevenção de riscos à saúde. Tanto que venho acompanhando e fui o primeiro a ser credenciado pela Vigilância”, declara.

Cadastro online gratuito de animais: o que fazer para ter acesso ao Sisbicho

Para conseguir o cadastro na plataforma Sisbicho, é necessário que o representante legal ou procurador da empresa (clínicas veterinárias, hotéis de animais e demais estabelecimentos pets) compareçam presencialmente na Coordenação de Vigilância em Zoonoses, situada na Rua do Lavradio, 180, na Lapa.

É obrigatório apresentar documento original ou cópia do alvará do estabelecimento e do contrato social; licença sanitária impressa; comprovante de responsabilidade técnica do médico-veterinário; ficha de solicitação de credenciamento preenchida e assinada e procuração para o profissional que não esteja no contrato social da empresa.

Para acessar a plataforma, clique aqui.

*Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

*Imagem
: Nelson Duarte/Prefeitura do Rio de Janeiro

Você também pode gostar de ler:

Projeto em Santos (SP) conscientiza crianças em sala de aula sobre abandono de animais

Casinhas para proteger corujas são instaladas em cidade no Mato Grosso do Sul

Ônibus vão percorrer SP para castrar cães e gatos de graça

 

 



Deixe seu comentário