Brownie vegano

0

*Por Lori Ellis/Veganana

Em busca de inspiração para fazer brownie vegano, eu encontrei esta deliciosa receita do blog Presunto Vegetariano e resolvi experimentar. Ficou uma maravilha, aprovadíssimo aqui em casa, e disputado até à última fatia. Como eu moro fora do Brasil, utilizei chocolate vegano amargo que comprei aqui e não conheço as marcas disponíveis no mercado brasileiro para recomendar. Na medida do possível, utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Aconselho a quem quiser fazer esta receita assistir ao vídeo da Paula (aqui), onde ela explica tudo direitinho e, inclusive, sugere marcas de chocolates veganos nacionais. A receita é maravilhosa, vale super a pena fazer. Eu modifiquei um pouco, não usei as castanhas do pará porque não tinha em casa. Então, acrescentei mais chocolate picado e servi com morangos frescos. Também não utilizei farinha com fermento porque não tinha. Usei a farinha normal e adicionei o fermento conforme a Paula sugeriu. O restante da receita eu segui as quantidades e o modo de preparo sugeridos pela Paula, a quem eu agradeço muito pela inspiração e, principalmente, pelo maravilhoso vídeo onde ela explica tudo de maneira muito clara, facilitando para quem vai fazer a receita.

Ingredientes

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó (químico)
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 xícara de açúcar cristal ou demerara
1 pitada de sal
1 xícara de chá de leite de amêndoas
5 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
150g de chocolate meio amargo derretido
80g de chocolate meio amargo picado

Preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Unte uma assadeira retangular média com óleo vegetal e forre com papel manteiga. Corte o chocolate em pequenos pedaços e derreta em banho maria. A Paula derreteu no microondas. Eu não tenho microondas (não uso há muitos anos), portanto, coloquei em um prato de vidro fundo, inseri dentro de uma frigideira funda com água fervente e deixei derreter mexendo sempre para controlar a textura do chocolate. Se você usar microondas, siga as instruções da Paula, caso contrário, derreta em banho maria como eu fiz. O resultado é o mesmo.

Em uma vasilha grande coloque a farinha, o cacau, o açúcar e o sal. Misture bem. Adicione o leite de amêndoas alternando com o óleo mexendo sempre. Coloque a essência de baunilha e o chocolate derretido. Misture até conseguir uma massa bem homogênea e acrescente o fermento misturando delicadamente. Por último, coloque o chocolate cortado em pedacinhos e se for utilizar castanhas ou nozes, acrescente no final também. Coloque na forma e distribua por igual com uma espátula. Leve para assar no forno pré-aquecido por mais ou menos 35 minutos. Se quiser pode fazer o teste do palito para ver se está bem assadinho.

Espere esfriar pelo menos 10 minutos antes de cortar. Se quiser, pode colocar raspas de chocolate por cima do brownie depois que retirar do forno. Com certeza este foi o melhor brownie que eu já experimentei e vou fazer de novo. Da próxima vez, vou me programar para fazer com nozes ou castanhas e quero colocar uma calda de chocolate em cima. Já fiquei imaginando a delícia que vai ficar!

Receita original do blog Presunto Vegetariano com vídeo aqui.

Fonte: Blog Veganana

Imagem: Blog Veganana



Deixe seu comentário