Brasil pode ser o próximo país a proibir testes em animais

0

Novo relatório recomendando a proibição total de testes em animais para cosméticos e ingredientes, assim como a venda destes produtos no Brasil, foi publicado pela senadora Gleisi Hoffmann.

*Por Maria Chiorando para o Plant Based News

Seis estados já proibiram os testes em animais para cosméticos. São eles: Pará, Amazonas, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Segundo ativistas, o Brasil é um dos maiores mercados de cosméticos do mundo. De acordo com eles, a proibição total seria um grande avanço para os direitos animais.

Relatório pede fim de testes em animais

De acordo com a organização animal Cruelty Free International, que vem trabalhando junto aos políticos sobre a questão: “O relatório sugere várias alterações no Decreto Federal 70/2014 que tratou sobre testes em animais de cosméticos. O decreto foi originalmente proposto em 2014 pelo deputado Ricardo Izar, depois de trabalhar estreitamente com a equipe de especialistas”.

Se adotadas no Senado, as mudanças propostas se basearão na versão original do projeto de lei encabeçada pela Cruelty Free International.

O projeto exige a proibição imediata de testes em animais para cosméticos, além de dar um prazo de três anos para a proibição de testes de ingredientes e a proibição de usar dados de testes realizados no exterior para autorizar novos cosméticos no mercado brasileiro.

Passos significativos

Michelle Thew, presidente-executiva da Cruelty Free International, disse: “Saudamos muito os passos significativos que o Brasil está dando para acabar com a crueldade dos testes em animais. Não há espaço para essa prática desatualizada e desnecessária no século 21. Esperamos ver o sucesso da votação deste relatório no Senado. E a adoção rápida e abrangente da legislação como um todo”.

“Estamos fazendo uma campanha com a The Body Shop para acabar com os testes em animais de cosméticos em todos os lugares no mundo e para sempre. Damos boas-vindas ao incrível ímpeto que o Brasil acrescentaria a este trabalho”, concluiu.

No mundo, testes em animais para cosméticos já foram proibidos em 37 países. Incluindo toda a União Europeia, Israel, Índia, Noruega, Suíça, Taiwan, Nova Zelândia e Guatemala. Legislação semelhante está sendo debatida em todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Chile e África do Sul.

*Fonte: Plant Based News

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário