Bolo vegano semi-integral de cacau sem açúcar

0

*Por Lori Ellis/Veganana

Este é o bolo que eu fiz para o meu aniversário em um jantar que ofereci para amigos aqui em casa. A pedidos, acabei fazendo bolo de chocolate (cacau), mas como não queria usar açúcar eu adaptei uma receita antiga, tirei o açúcar e ficou um bolo maravilhoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

A massa ficou muito fofinha. E o creme que eu usei para cobrir e rechear ficou do outro mundo de tão gostoso. Da próxima vez que eu fizer este bolo vou rechear com morangos picados. Depois que eu fiz, fiquei imaginando a delícia que deve ficar.

Ingredientes

4 colheres de sopa de semente de linhaça marrom triturada
8 colheres de sopa de água morna
2 xícaras de farinha de trigo comum
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de cacau orgânico em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitadinha de sal
1 xícara de melado
1/2 xícara de óleo vegetal
1 colher de sopa de essência de baunilha
2 xícaras de água fervente

Preparo

Comece preparando a linhaça. Em um pirex coloque a linhaça triturada e adicione a água morna. Misture bem e deixe repousar enquanto prepara o restante da receita.

Este bolo pode ser feito a mão. Não e necessário o uso de batedeira. Em uma vasilha grande adicione os ingredientes secos na ordem colocada acima. Primeiro as farinhas e o cacau. Misture bem. Pode peneirar caso quiser. Depois disto acrescente o bicarbonato, o fermento e o sal. Misture novamente.

Comece então a colocar os ingredientes molhados. Adicione a mistura da linhaça que ficou hidratando e misture bem. Adicione o melado, o óleo e a baunilha mexendo sempre. Por último adicione a água fervente aos poucos misturando bem até obter uma massa bem lisinha.

Coloque a massa em uma forma redonda untada. Leve a assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos a uma temperatura média de 180C. Tome cuidado para não abrir a porta do forno enquanto o bolo estiver assando. Preste bastante atenção para não deixar o bolo assar demais. Bolos veganos assam mais rapidamente que os outros.

Quando o bolo estiver assado, retire do forno e deixe esfriar enquanto prepara a cobertura e recheio. Se quiser pode fazer o teste do palito para ver se a massa assou direitinho.

Ingredientes para a cobertura

2 xícaras de castanhas de caju demolhadas de véspera
1 xícara de tâmaras demolhadas de véspera
1/4 xícara de cacau orgânico em pó
2 colheres de sopa de essência de baunilha
2 colheres de sopa de melado
água filtrada o suficiente para dar o ponto do creme

Preparo

Esta parte tem que ser preparada de véspera. Lave bem e escorra as castanhas. Coloque de molho em água filtrada em um recipiente de vidro com tampa. Leve à geladeira. Prepare as tâmaras da mesma forma. Coloque em um recipiente de vidro, cubra com água filtrada, tampe e leve à geladeira.

No outro dia as castanhas estarão hidratadas e terão dobrado de volume, a mesma coisa acontece com as tâmaras. Escorra a água das castanhas e leve ao liquidificador apenas as castanhas, desprezando a água do molho.

Coloque as tâmaras COM A CALDA junto com as castanhas no copo do liquidificador. Adicione um pouco de água filtrada e comece a bater. Acrescente água aos poucos até obter um creme bem lisinho. Coloque o cacau e bata novamente. Caso queira um creme mais escuro coloque mais cacau. Lembre-se de que o cacau não tem açúcar, portanto é mais amargo. Como esta receita não leva açúcar, cuidado com a quantidade de cacau utilizada caso queira um bolo mais docinho.

Acrescente então a baunilha e o melado se quiser uma cobertura mais doce. O ponto do creme vai ser obtido a partir da água que for acrescentada. Eu sugiro que você acrescente a água aos poucos até conseguir um creme lisinho e bem consistente.

Detalhe muito importante. Observe nas fotos que o creme é super consistente e firme. Para que isto aconteça você tem que ter muito cuidado quando preparar o creme no liquidificador. Coloque a água aos poucos para que o creme não passe do ponto e fique muito mole. Claro que o creme vai ficar mais firme depois de gelado, mas é necessária uma consistência bem firme para poder rechear e cobrir o bolo sem que o creme desande.

Outros ingredientes

1/2 xícara de nozes picadas
morangos orgânicos frescos
algumas nozes inteiras para decorar

Montagem do bolo

Corte a massa em 3 partes. Use uma faca de pão e corte com cuidado para não quebrar a massa. Prepare um prato grande o suficiente para montar o bolo. Antes de colocar a base da massa, coloque uma camada fina do creme de chocolate. Sobre esta camada fina disponha a primeira camada da massa que vai ser a base do bolo. Coloque uma camada generosa do creme de chocolate sobre a massa e espalhe bem. Espalhe uma porção das nozes picadas sobre o creme.

Disponha a segunda camada da massa sobre o creme e ajeite nos lados com uma espátula caso for necessário. Acrescente a outra camada também generosa do creme de chocolate e coloque mais nozes. Coloque então a última camada do bolo. Novamente ajeite com a espátula e depois que estiver bem centralizado comece a espalhar o creme de chocolate para cobrir todo o bolo.

Jogue uma porção de nozes picadas na parte lateral do bolo para decorar e enfeite a parte superior com morangos fatiados e nozes inteiras. Deixe gelar bem antes de servir. Eu fiz o meu bolo de véspera. Quando servi no outro dia estava maravilhosamente geladinho e delicioso.

Espero que tenham gostado da sugestão. É super simples de fazer, basta seguir as instruções. Fica lindo e muito gostoso. O melhor de tudo é que você pode fazer muitas variações com esta mesma receita. Pode rechear e decorar apenas com morangos picados e o creme de chocolate. Também pode separar a metade do creme sem colocar o cacau. Então você vai ter um creme branco e um creme escuro. Fica lindo também.

Fonte: Blog Veganana

Imagens: Blog Veganana



Deixe seu comentário