Bolo vegano e crudívoro de cacau com avelãs

0

*Por Blog Veganana

Sem açúcar, sem farinha, crudívoro, delicioso e muito fácil de fazer. Quer coisa melhor do que isto? Uma fatia desta maravilha é mais do que suficiente para saciar qualquer desejo por chocolate de maneira saudável. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.  (Lori Ellis/Veganana)

Leia a receita com muita atenção antes de começar. É mais fácil do que você imagina. Você pode substituir as avelãs por nozes ou amêndoas. Basta seguir as instruções da receita e quantidades indicadas. Se você quiser, pode substituir o cacau por alfarroba.

Preparo do creme de recheio e cobertura

Ingredientes

1 abacate maduro de tamanho médio
1/4 xícara de cacau em pó sem açúcar
1/4 xícara de agave néctar ou melado
1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparo do recheio

Leve os ingredientes listados ao liquidificador e bata até conseguir um creme bem lisinho e homogêneo. Coloque em um pote de vidro, tampe e leve ao refrigerador enquanto prepara a massa.

Ingredientes para a massa

2 xícaras de avelãs cruas
1 xícara de tâmaras sem caroço
1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar
1/2 xícara de agave néctar ou melado

Preparo da massa

Comece pelas avelãs. Lave e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e acrescente água. Deixe de molho por mais ou menos 2 horas. Após o tempo de molho, escorra bem a água das avelãs com o auxílio de uma peneira. Deixe por alguns minutos escorrendo para eliminar o máximo possível a água do molho. Leve as avelãs ao processador. Processe até que fiquem como mostra a foto abaixo.

Depois acrescente as tâmaras uma a uma e continue processando. Acrescente o cacau e o agave néctar ou melado. Processe até que fique uma massa bem consistente que possa ser modelada.

Então remova a massa do processador e coloque em uma folha grande de papel vegetal e monte um retângulo ajustando com uma espátula ou faca nos cantos.

Dobre o papel sobre a massa como mostra a foto abaixo e pressione com as mãos para espalhar a massa aumentando de tamanho e diminuindo a espessura. Coloque a massa no centro do papel para que você possa trabalhar bem a modelagem do retângulo. Eu pensei em usar o rolo de macarrão para modelar esta massa, mas achei mais seguro fazer com as mãos mesmo. A massa é bem fácil de trabalhar e eu não tive problemas. Usando as mãos é possível controlar melhor a espessura desejada.

Pressione com as mãos procurando formar um retângulo com a massa. Continue pressionando a massa com as mãos procurando sempre manter o formato de retângulo ajeitando nos cantinhos com a ponta dos dedos.

Abra o papel e se for necessário retoque o retângulo com a faca ou espátula para poder cortar as fatias também retangulares e montar o bolo.

Se for precisar cortar os cantos para fazer os retângulos de tamanho regular, use a massa que sobrou para modelar outra fatia do mesmo formato.

Com o auxílio de uma faca de ponta corte a massa em retângulos mais ou menos do mesmo tamanho, em tiras largas como mostra a foto abaixo. Depois corte no sentido do comprimento para dividir a massa ao meio separando as tiras já cortadas.

Separe as fatias e espalhe sobre o papel vegetal deixando uma pequena distância entre elas. Esta quantidade de massa rendeu 14 fatias e ainda sobraram as bordas que cortei e fiz mais um retângulo recheado.

Tire o recheio da geladeira e com o auxílio de uma colher ou uma espátula pequena espalhe sobre as fatias. Cubra com outra fatia formando tipo um “sanduíche”. Coloque outra fatia sobre o recheio com muita delicadeza e feche o sanduíche de bolo. Espalhe uma camada da cobertura sobre a segunda fatia fazendo uma espécie de sanduíche.

Depois de preparar todas as fatias com o recheio e cobertura, fatie algumas avelãs cruas para decorar. Caso prefira, decore com amêndoas laminadas ou então frutas frescas como morangos.

Pronto, e só se deliciar com este bolo que eu espero que vocês gostem como nos aqui em casa gostamos. Bom apetite!

A inspiração para fazer este bolo veio daqui.

Fonte: Blog Veganana

Imagem: Veganana



Deixe seu comentário