Receita: Bolo Mousse Vegano de Chocolate com Rosas (sem açúcar)

0

Este bolo mousse vegano de chocolate com rosas, na versão sem açúcar, foi criado pela Nathalia Soares, do blog Chubby Vegan. É muito simples de fazer e requer poucos ingredientes. Uma ótima opção para saborear em dias mais frios! A receita rende de duas a quatro porções. Bom apetite!

*Por Nathalia Soares – Chubby Vegan

Confira como fazer o bolo mousse vegano de chocolate com rosas

Instruções para a base:

Nathalia fez meia receita do bolo cítrico com toque de amêndoas e baunilha em uma forma redonda de 15cm de diâmetro. No lugar do açúcar, utilizou o soft sugar. Você também pode usar sua massa preferida.

Se você quiser fazê-lo sem glúten: é só trocar a farinha de trigo pelo seu mix de farinhas sem o elemento.

Ingredientes do mousse:

– 240g aquafaba

– 2g de cremor de tártaro

– Pitada de sal marinho (opcional)

– 140g de chocolate vegano 71%

– 2 colheres (chá) de água de rosas

– Cacau em pó, raspas de chocolate e mirtilos (para finalizar)

Como fazer a montagem do bolo mousse vegano de chocolate com rosas:

– 2 aros de 10cm cada. Você também pode fazer uma versão maior em um aro de 15cm, no máximo, sem precisar dobrar a receita da mousse. Outra ideia é montar em formas de fundo removível.

– Deixe o bolo em temperatura ambiente.

– Se ele estiver alto, corte camadas de 1cm de altura.

– Corte o fundo do bolo com o aro ou uma faca.

– Retire o bolo do aro e corte dois pedaços de acetato, de maneira que ele fique em toda a lateral interna do aro. Coloque o bolo novamente.

– Reserve.

Modo de preparo:

– Se for aquafaba caseira: coloque-a em uma panela de boca larga e ferva por 5 minutos. Aguarde resfriar. Precisa ficar firme igual gelatina, caso contrário, não vai dar certo. O resultado final é de 170g.

– A da conserva pode ser iniciada a partir deste passo: antes de começar a bater a aquafaba, derreta o chocolate. Transfira-o para outro pote e reserve.

– Bata a aquafaba e acrescente o cremor de tártaro, sal e mexa por alguns minutos. Quando você notar que a substância dobrou de tamanho, adicione a água de rosas. Misture bem, até obter picos firmes.

– Verifique se o chocolate não está muito quente. Ele precisa estar líquido, mas não pode ser quente em demasia ao toque dos dedos (temperatura ideal: 30 – 32C).

– Aos poucos e cuidadosamente, incorpore metade da aquafaba no chocolate derretido. Você vai obter uma mistura bem brilhante e levemente aerada, mas ainda densa.

– Gradativamente, adicione a mistura de chocolate na aquafaba restante batida, evitando perder aeração.

– Coloque metade da mousse em cada aro e alise com a parte de trás de uma colher limpa. Essa parte precisa ser feita rapidamente, já que a mousse estrutura rápido, devido à polidextrose.

– Leve na geladeira por 4h ou durante a noite.

– Raspe o bowl da mousse com uma colher.

– Retire o aro e o acetato, com cuidado.

– Finalize com o cacau em pó, raspas de chocolate e mirtilo. Coloque em um prato bonito e sirva!

*Fonte e imagem: Chubby Vegan



Deixe seu comentário