Receita: Bolo de banana vegano e sem glúten

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A autora da receita deste Bolo de banana vegano e sem glúten, Pati Bianco – blog Fru-fruta ressalta que ele fica fofinho e delicioso, além de ser muito saudável! É livre de glúten, açúcar, leite e ovos e leva somente 6 ingredientes acessíveis, encontrados facilmente.

Veja também as dicas da Pati ao final da receita para que seu bolo seja um sucesso!

Ingredientes do Bolo de banana vegano e sem glúten

– 3/4 xícara de banana madura batida (aprox. 3 unidades de banana-prata) + 1 banana para decorar

– 1 e 1/2 xícara de farinha de aveia

– 15 tâmaras sem caroço ou 1/2 xícara de uva-passa (amasse bem elas no medidor)

– 3 colheres (sopa) de sumo de limão (aprox. 2 unidades)

– 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

– 1/2 colher (sopa) de fermento

– 1 colher (chá) de canela em pó (opcional)

– 1/2 xícara de leite de coco (o industrializado mesmo, que tem mais gordura)

– 1/4 xícara de água

Modo de preparo do Bolo de banana vegano e sem glúten

– Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de bolo inglês.

– Em um liquidificador ou processador, bata as bananas e meça 3/4 de xícara. Devolva o creme de banana ao processador, adicione as tâmaras (ou passas), o leite, o limão e a água e bata até obter um creme.

– Em uma tigela média, adicione os ingredientes secos, bicarbonato e fermento e misture.

– Corte a banana que irá usar para decorar da forma que preferir.

– Despeje os líquidos sobre os secos e misture com ajuda de uma espátula com movimentos de baixo para cima. O bicarbonato irá começar a reagir com o limão e a massa já vai começar a crescer.

– Passe para a forma untada, decore com a banana da forma que preferir.

– Asse por 50 a 60 minutos, até que o bolo fique com uma coloração marrom-clara. Espete um palito no centro da massa, ele deve sair seco. Pronto!

– Aguarde até o bolo esfriar (ou no mínimo amornar bem) para desenformar.

Observações da Pati Bianco para o Bolo de banana vegano e sem glúten

– Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente (como quase todo bolo)!

– Co-crie essa receita: você pode salpicar nuts picadas, sementes ou chocolate picado. Com certeza ficará uma delícia!

– Caso queira utilizar o leite de coco caseiro, troque o 1/4 de xícara de água por mais leite (total de de 3/4 de xícara de leite caseiro). Você também pode substituir por leite de castanha de caju ou de amendoim.

– Como a massa é bem úmida, conserve na geladeira.

– Eu prefiro a receita com as tâmaras, mas as passas também rolam!

– As bananas têm que estar bem maduras, pois elas é que darão o sabor doce no bolo (ainda mais se usar as passas no lugar das tâmaras). Se quiser, adicione um pouco do adoçante de sua preferência (açúcar, xilitol ou gotinhas de stévia).

– O bolo que usei na foto foi preparado com 1 colher de sopa de bicarbonato, portanto, ficou mais escuro. Usando metade fermento, ele fica com a coloração um pouco mais clara.

– Minha intenção foi manter a receita o mais simples possível. Mas isso não impede que você dê o seu toque: trocar as tâmaras por passas, damascos ou ameixas com certeza fica delicioso! Adicionar nuts picadas como nozes, amêndoas, castanha de caju ou sementes adiciona sabor, textura e saúde à massa. Para deixar esse bolinho com cara de ocasião especial, misture chocolate picado: não tem como não ficar sensacional!

– Você também pode variar as especiarias. A canela é o básico, mas estou louca pra testar uma versão com gengibre em pó e noz moscada. Huum!

*Fonte e imagens: Pati Bianco – blog Fru-fruta

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