Bolinhos veganos de batata e cenoura sem farinha e sem glúten

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*Por Lori Ellis /Veganana

Sempre gostei de bolinhos de batata, mas nunca tentei fazer em casa. Nunca havia experimentado bolinho de batata assado, apenas frito e raras vezes porque procuro evitar frituras. Quando vi esta receita fiquei muito empolgada para fazer porque me pareceu fácil demais. Fiz a minha versão vegana, misturei com cenoura e temperos e ficou ótimo, mas da próxima vez quero fazer só com batatas e rechear, talvez com espinafre e queijo vegano. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Esta receita foi inspirada neste vídeo, e me pareceu incrivelmente fácil de fazer. Fiquei impressionada com os comentários de pessoas que tentaram fazer e não conseguiram, dizendo que os bolinhos desmancharam no forno e não ficaram bons. Resolvi experimentar mesmo assim, e posso garantir que ficaram excelentes mesmo sem usar farinha. Quem nunca tentou fazer uma receita que parecia perfeita e ficou horrível? Já aconteceu comigo muitas vezes, mas resolvi arriscar com esta receita e deu certo contrariando os comentários negativos. Vou passar algumas dicas que podem ajudar bastante para que os seus bolinhos de batata fiquem deliciosos como os meus, para quem arriscar a fazer. Se você ficar inseguro ou achar necessário, acrescente um pouco de farinha para dar liga à massa. Se fizer isto, pode usar farinha sem glúten para manter a receita como é, sem glúten, ou use farinha de trigo normal se preferir.

Fiz um antepasto de pimentão grelhado, berinjela e azeitonas (veja receita aqui) e servi junto com os bolinhos e, além disto, fiz uma salada mista de verduras. Foi uma refeição leve e saudável. Os bolinhos foram assados e ficaram bem leves, vale a pena experimentar. Tempere como você quiser, use ervas frescas e condimentos a seu gosto. Eu espremi limão na hora de comer, e meu marido usou mostarda junto com o antepasto de azeitonas e este foi o nosso jantar. Confira a receita do antepasto clicando aqui.

Ingredientes

– 3 batatas grandes cozidas
– 6 cenouras pequenas cozidas
– 1 cebola grande picada
– 2 colheres de sopa de salsinha picada
– sal e pimenta do reino a gosto
– 2 colheres de óleo vegetal

Preparo

Use a proporção que você preferir de batata e cenoura. Eu tinha umas cenourinhas bem pequenas e resolvi aproveitar todas para a receita. O bom desta receita é que não tem quantidades exatas, e você pode facilmente conseguir o ponto da massa dos bolinhos apenas com as batatas cozidas e amassadas e as cenouras se utilizar. O resto é tempero. A cebola frita faz uma grande diferença nesta receita. O tempero fica por sua conta. Inspire-se e faça os bolinhos bem como você gosta.

Descasque as batatas. Se as cenouras forem orgânicas não precisa descascar. Eu cozinhei as cenouras com a casca.

Coloque as batatas e cenouras em uma panela e cubra com água. Tempere com sal, tampe e deixe cozinhar. Não deixe cozinhar muito, as batatas não devem ficar desmanchadas como para purê, mas devem ficar inteiras e mais firmes para que a massa dos bolinhos possa ser modelada.

Pique a cebola bem fininha. Aqueça o óleo em uma frigideira coloque a cebola picada para fritar temperando com um pouco de sal. Deixe a cebola fritar até ficar bem dourada. Se quiser pode acrescentar ervas ou condimentos do seu agrado como páprica, orégano, etc.

Remova as batatas e cenouras da panela, coloque em um escorredor e deixe escorrer bem a água. Isto é muito importante para que a massa dos bolinhos fique bem firme e não aguada. Depois que a água escorrer bem coloque as batatas e cenouras em um prato fundo e amasse com um esmagador de batatas ou com um garfo. Não use o processador e muito menos o liquidificador.

Amasse grosseiramente deixando pequenos pedaços inteiros. Isto vai ajudar muito a encorpar e dar forma aos bolinhos.

Adicione a cebola frita, verifique o tempero, acrescente o que achar necessário. Adicione a salsinha picada e se quiser pode usar cebolinha verde ou outra erva fresca que gostar. A massa fica firme e fácil de modelar. Se a sua massa não ficar firme assim, adicione um pouco de farinha até dar o ponto. Se o fizer não esqueça de ajustar o tempero.

Modele os bolinhos em formato de croquete e leve a uma forma previamente untada com óleo. Se quiser pode usar papel vegetal (manteiga).

Leve os bolinhos para assar em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos ou até que fiquem dourados. Sirva como acompanhamento ou como refeição principal acompanhado de salada e antepasto (receita aqui) como eu fiz.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 14 unidades
Preparação: 1 hora

Fonte: blog Veganana

Imagem: blog Veganana



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