Estudo aponta bitucas de cigarro como o pior item de contaminação dos oceanos

2

Uma pesquisa realizada pela NBC News mostra que as bitucas de cigarro são os piores poluentes dos oceanos. O estudo revelou que, ao longo de mais de 30 anos, aproximadamente 60.000 unidades desse produto foram coletados em diversas praias no mundo todo.

*Por Liam Gilliver para o Plant Based News

Um estudo da NBC News revelou que as pontas de cigarro são o “pior contaminante dos nossos oceanos” (veja aqui). Segundo a pesquisa, esses resíduos causam ainda mais danos do que os canudos de plástico.

O levantamento também afirma que as bitucas de cigarro têm sido o item mais retirado nas praias do mundo, com um total estimado de mais de 60.000.000 coletados ao longo de 32 anos.

A cidade de São Francisco (EUA) introduziu uma taxa de 60 centavos nas vendas de cigarros, usando os estimados US $ 3.000.000 arrecadados para pagar pela limpeza.

Bitucas de cigarro: contaminando pessoas, animais e o planeta

“Está bem claro que não há benefício para a saúde. Os filtros do cigarro são apenas uma ferramenta de marketing”, disse Thomas Novotny, professor de saúde pública da San Diego State University.

“É também um grande contaminante, com todo aquele lixo plástico. Parece-me óbvio que não podemos continuar permitindo isso”, reitera o especialista.

Bitucas de cigarro: um lixo não biodegradável

No início deste ano, mais de 240 voluntários em Bruxelas (Bélgica) coletaram 270 mil pontas de cigarro em três horas. Eles publicaram os resultados chocantes nas mídias sociais.

Um usuário do Instagram, Leonothappy, postou imagens de todas as pontas de cigarro jogadas no chão. “Uma ponta de cigarro é um lixo não biodegradável, os esgotos em nossas cidades não são cinzeiros. Um cigarro provoca 500 litros de água. Prezados fumantes, por favor, adotem o hábito de usar cinzeiros de bolso ou jogue seu cigarro apagado em uma lixeira”, pede o internauta (confira o post aqui).

*Fonte: Plant Based News

*Imagem: Thomas Jones/Ocean Conservancy

Você também pode gostar de ler

Novo estudo da ONU conclui que poluição causa milhões de mortes todos os anos

Microplásticos, macro impactos

Lixo nos oceanos: 25 milhões de toneladas são despejadas por ano



Discussão2 Comentários

Deixe seu comentário