Como usar beterraba para beneficiar o fígado

0

Se você não gosta de beterraba, deveria repensar e passar a vê-la com outros olhos. A beterraba é uma ótima opção para promover a limpeza do corpo, sobretudo do fígado. O órgão é um dos responsáveis pela filtragem de nutrientes, por isso, é importante que ele esteja limpo, para que consiga selecionar as substâncias certas e promover o bom funcionamento do organismo. Fácil de encontrar, é um alimento de extrema relevância para a manutenção da saúde humana.

*Por Heather McClees

A saúde do fígado pode não ser a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em optar por um estilo de vida mais saudável, mas talvez isso seja algo para reconsiderar. Este órgão afeta diversas parte do corpo, desde o sangue, adrenal e os sistemas digestivo e cardíaco. Nosso fígado é responsável por se livrar de resíduos tóxicos e filtrar o que não é necessário, antes de liberar nosso sangue de volta à corrente sanguínea.

Imagine seu fígado como um filtro de água. Você não iria derramar lodo nele, quando soubesse que estaria entupido, certo? Bem, seu fígado não deveria ter que arcar com o esforço de tentar filtrar o lodo também. Tudo o que entra na sua boca acaba por chegar ao seu sistema digestivo e ao sangue. Pare e considere sua última refeição. Como você acha que poderia ter afetado mais do que apenas o seu apetite?

Nossos corpos quebram a comida em combustível celular para o sangue. Então, os nutrientes na comida podem cuidar de nós como a natureza pretendia. Alimentos processados, especialmente opções refinadas, não satisfazem o corpo como os alimentos de verdade. Os produtos sintéticos também prejudicam a saúde ao longo do tempo, especialmente o fígado, devido ao modo como tem que processar e filtrar o que comemos.

Mas, antes de pensar em todos os alimentos processados que você comeu e como o seu fígado pode estar tóxico, considere isso também: a natureza nos deu os alimentos exatos que precisamos para curar e cuidar do nosso fígado. Um desses alimentos é a humilde beterraba.

O que há de tão bom sobre a beterraba?

A beterraba contém uma variedade de nutrientes que a torna especialmente benéfica para os órgãos de desintoxicação do corpo. Isso inclui o fígado, o sistema digestivo e os rins. Ela estimula o fluxo linfático e ajuda a aumentar o oxigênio, limpando o sangue de todas as maneiras possíveis. Para o fígado, a beterraba é usada para decompor os resíduos tóxicos e ajudar a excretá-los do corpo mais rapidamente.

Ela faz isso melhorando a atividade enzimática e estimulando o fluxo biliar. A beterraba também é uma ótima fonte de fibra e vitamina C, que limpam naturalmente o sistema digestivo.

Como usar beterrabas para trazer benefícios ao seu fígado

A melhor maneira de usar beterrabas para beneficiar seu fígado é simplesmente comê-las regularmente. Embora possa se fazer um suco com elas e adicioná-las a smoothies, você também pode assá-las algumas vezes por semana. Enquanto adoçam na geladeira com o tempo, quase desenvolvem um sabor caramelizado.

Para assá-las, coloque em uma panela forrada ou untada (use óleo de coco para obter melhores resultados) e adicione um pouco de pimenta, casca de limão ou outros temperos de sua preferência. Deixe no forno por cerca de 45 minutos, até que as bordas comecem a esfriar.

Muito semelhante ao sabor de batata doce quando assada, a beterraba deve ser levemente crocante por fora e macia por dentro.

Elas vão bem com saladas, couve, sementes de cânhamo e um molho de vinagre de limão e maçã. Ou, misture batata doce, abóbora, cebola e cenoura, para uma refeição ainda mais estimulante para o fígado. Cada um desses alimentos contém fibras, propriedades desintoxicantes e excelentes fontes de nutrientes.

Se você gosta de sucos, pode combinar uma beterraba com uma cabeça de alface romana, limão, gengibre, uma cenoura e um pepino, para uma bebida energizante caseira.

*Fonte: Por Heather McClees para o One Green Planet

*Imagem: divulgação

 



Deixe seu comentário