Benefícios do veganismo

2

*Por Guilherme Nunes

O veganismo é um estilo de vida cada vez mais discutido na sociedade. Ele traz uma vida mais harmoniosa não somente para as pessoas que aderem a ele, como também para o meio ambiente e, portanto, para o planeta inteiro. Mas ainda assim, seus principais benefícios não são conhecidos por maior parte das pessoas que, por conta dessa desinformação, pensam que a vida é pior sem carne e outros produtos de origem animal, quando o que ocorre é exatamente o contrário.

espinafre-legume-veganismoA diferença entre veganismo e vegetarianismo é básica: enquanto o segundo é uma dieta em que não se come tipo algum de carne, o primeiro é um estilo de vida baseado na ética em relação aos animais, em que não se faz o uso de produtos provenientes deles. Sendo assim, uma pessoa vegana, além de não comer carne (e nenhum outro produto derivado de animais como ovos, laticínios, mel, gelatina, entre vários outros), também não usa cosméticos e outros produtos testados, ou que provenham de animais, e nem se veste com produtos de mesma origem, como lã, couro, pele, penas, etc.

A princípio parece difícil, e a fase de adaptação realmente não é fácil. Mas, considerando os benefícios que são trazidos também ao nosso próprio corpo, fica mais evidente que o estilo de vida vale a pena.

tomates-legumes-veganismoA nutricionista Natália Mendes e Chede, que atende a pacientes veganos há 8 anos, diz perceber que todos observam melhoria na disposição, na qualidade do sono, na saúde da pele, no funcionamento do intestino, na imunidade, na manutenção do peso e na qualidade de vida. “A alimentação vegana, quando bem planejada, traz muitos benefícios para a saúde. Rica em fibras naturais, vitaminas, minerais e antioxidantes, essa dieta pode comprovadamente ajudar a prevenir (e em alguns casos ajudar a controlar ou curar) praticamente todas as doenças que atualmente são consideradas os maiores problemas de saúde pública: obesidade, câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão”, a doutora acrescenta.

A nutricionista Astrid Pfeiffer complementa a informação: “Esse tipo de alimentação traz muitos benefícios, mas vale lembrar que isso vale para o perfil de vegetarianos que têm a escolha de alimentos saudáveis, pois existem vegetarianos e veganos que consomem alimentos pobres, como frituras, alimentos refinados, entre outros”. Existe uma substituição vegana para quase todo o tipo de comida que contenha massas, carne, ou outros alimentos de origem animal.

batatas-legumes-veganismoPorém, ainda não se encontram opções variadas disponíveis em muitos lugares. Astrid também cita a principal dificuldade dos veganos em obter uma alimentação adequada: “O que acontece é que infelizmente em muitos lugares não se encontram alimentos sem produtos de origem animal, principalmente sem leite, queijo ou ovos”.

O único ponto negativo da nutrição vegana, citado por ambas as especialistas, é a falta da vitamina B12 no organismo. Essa vitamina é produzida por bactérias, e está presente no solo e nos organismos dos animais. E já que muitos alimentos que vêm da terra são higienizados quimicamente, perde-se o contato com as bactérias que produzem a vitamina. Portanto, ela é criada em laboratório e precisa ser suplementada, através do seu consumo separado.

Melhorias ao meio ambiente através do veganismo

animais-agua-veganismo-meio-ambienteO veganismo não faz bem apenas àquela pessoa que não consome produtos animais, mas ajuda também a melhorar as condições climáticas do nosso planeta. A pecuária é a atividade que mais provoca erosões nos solos e contaminação nos corpos de água, além de contribuir muito para a produção dos gases do efeito estufa. Além disso, a prática do veganismo isenta os animais de uma vida inteira destinada ao sofrimento, apenas para que possamos desfrutar deles como alimentos, vestuário, entre outros.

Fonte: O que você fez pelo planeta hoje?

Imagens: divulgação

Obs: O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor.



Discussão2 Comentários

  1. Bem legal o artigo!
    Eu também sigo vários médicos veganos nas redes sociais como Dr. Michael Greger do Nutrition Facts e acredito 100% no poder das plantas para a nossa saúde. E é a dieta do futuro, sem dúvida, para a sustentabilidade do nosso planeta.
    Não sou totalmente vegan, mas tento ser o mais próximo disso possível.
    Um abraço!

    • Olá, Alex! Tudo bem?

      Que bom ler suas palavras, pois toda e qualquer atitude que beneficia a saúde, os animais e o planeta é muito bem-vinda!

      Parabéns e sucesso na sua caminhada!

      Abs,

      Equipe Mimi Veg

Deixe seu comentário