Receita: batatas gratinadas veganas ao creme de alho

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Para começar bem 2019, o que acha de experimentar batatas gratinadas veganas ao creme de alho? O prato salgado foi desenvolvido pela Bruna Welter – Plantte e tem uma explosão de sabores, perfeito para energizar os próximos meses que virão! Faça essa receita de dar água na boca e chame seus amigos para saborear com você!

*Por Bruna Welter – Plantte

Confira os ingredientes das batatas gratinadas veganas ao creme de alho:

– 4 dentes de alho picados

– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

– 1/4 de colher (chá) de sal

– Uma pitada de pimenta-do-reino

– 1 colher (sopa) de polvilho doce

– 1 1/2 xícara de leite de amêndoas

– 1/2 xícara de caldo de legumes caseiro

– 4 colheres (sopa) de levedura nutricional

– 600 gramas de batata branca

– 1/4 de xícara de parmesão vegano

– 1/4 de colher (chá) de páprica defumada

Como fazer as batatas gratinadas veganas ao creme de alho:

– Em uma panela, adicione o azeite de oliva, o alho picado, o sal e a pimenta. Refogue em fogo médio por aproximadamente 2 minutos ou até ficar levemente dourado, mexendo sempre.

– Adicione o polvilho doce aos poucos, mexendo com um fouet. Cozinhe por 1 a 2 minutos.

– Adicione o leite de amêndoas aos poucos, ainda mexendo com o fouet. Quando tiver colocado todo o leite, acrescente o caldo de legumes caseiro e misture.

– Reduza para fogo baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos, até engrossar, mexendo sempre.

– Desligue o fogo e tire a panela do fogão. Ponha a mistura em um liquidificador e adicione a levedura nutricional, sal e pimenta. Bata até obter um creme homogêneo. Prove e ajuste os sabores conforme seu paladar. O creme deve ficar salgado e bem temperado.

– Unte uma travessa com um pouco de azeite de oliva. Coloque metade da quantidade de batatas e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Mexa a travessa para distribuir bem. Em seguida, adicione metade do parmesão vegano.

– Adicione o restante das batatas e, de novo, tempere com uma pitada de sal e pimenta. Mexa levemente para distribuir os temperos. Adicione, então, o restante do parmesão vegano.

– Distribua o creme na travessa, por cima das batatas. Ele deve cobrir todas as batatas, então, caso algumas tenham ficado para fora, remova-as. Se desejar, polvilhe páprica por cima.

– Cubra a travessa com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Depois, remova o papel alumínio e asse por mais 40 minutos. As batatas estarão prontas quando estiverem macias e o topo estiver dourado e borbulhando.

– Retire do forno e deixe esfriar. Sirva.

*Fonte e imagem: Plantte

 



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