Receita vegana: Batata doce recheada

0

Essa receita de batata doce recheada, criada pela Lori Ellisblog Veganana, é de dar água na boca! Bem simples de fazer, pode ser acompanhada com arroz e salada. Use os temperos de sua preferência e qualquer tipo de batata doce serve para preparar esta iguaria. Rende duas porções e leva aproximadamente uma hora para ficar pronta. Mãos à obra, chefs!

*Por Lori Ellis – Veganana

Confira os ingredientes da batata doce recheada:

– 1 batata doce grande assada

– 1 cebola média picada

– 2 colheres de sopa de cebolinha verde cortada

– 1/2 xícara de farinha panko ou farinha de rosca (de pão)

– 2 colheres de sopa de óleo vegetal

– Sal e pimenta do reino a gosto

– Folhas de alecrim fresco

Como preparar a batata doce recheada:

– Lave a batata com uma escovinha e seque com papel toalha. Leve ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos. Após esse tempo, retire e deixe esfriar para cortar. A batata não pode ficar muito assada, pois vai para a fornalha novamente.

– Depois que a batata esfriar, corte pela metade e reserve.

– Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite a cebola até dourar, temperando com sal.

– Enquanto a cebola frita, remova com cuidado a parte interna das metades da batata doce. Não tire muito, porque a casca dela fica bem fina quando assada. Faça uma cavidade que seja o suficiente para encher com o recheio. Reserve.

– Verifique se a cebola já está dourada.

– Acrescente a cebolinha verde picada e deixe frigir junto por mais 1 minuto. Mexa sempre.

– Acrescente a farinha panko ou farinha de rosca (pão ralado). Reserve um pouco para finalizar. Misture a farinha ao refogado e deixe por uns dois minutos, até que os ingredientes e sabores incorporem.

– Adicione a polpa que retirou das metades da batata doce e mexa, para que seja incrementada ao recheio.

– O recheio está pronto. Verifique os temperos. Acerte o sal, se for necessário. Caso prefira, acrescente pimenta do reino ou outro tempero. Desligue o fogo.

– Ponha as duas metades da batata em um prato refratário. Encha as cavidades com o recheio e cubra com o restante da farinha panko que sobrou.

– Salpique um pouco de orégano, se desejar.

– Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 Cº, por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que a crosta das batatas fique bem dourada.

– Decore a seu gosto e sirva quente acompanhada de arroz e salada. Se quiser montar o prato apenas com vegetais, prepare mais quantidade por pessoa.

Dica da Lori Ellis para calcular a porção da receita

Lori Ellis fez apenas uma batata e a cortou pela metade. Cada parte foi uma porção, que ela serviu como acompanhamento. Calcule quantas batatas você precisa fazer. O ideal seria uma batata, duas partes dela por pessoa. Mas, isto depende do que você vai colocar junto.

Bom apetite!

*Fonte e imagem: Veganana



Deixe seu comentário