Consumir arroz integral em vez do branco reduz o risco de diabetes em 16%

0

Você sabia que comer arroz integral em vez do branco pode reduzir o risco de adquirir diabetes? De acordo com estudos, a chance de contrair a doença diminui em até 16%. Além disso, o alimento em sua versão integral também ajuda a emagrecer. A nutricionista Andreia Torres explica mais detalhes e dá algumas dicas de consumo.

*Por Andreia Torres

O alto consumo de carboidratos simples, como pães, massas, bolos, doces e arroz branco associa-se ao aumento do risco de diabetes. No Brasil, o arroz costuma entrar diariamente no prato. Por isso, uma boa estratégia para manter a saúde por mais tempo é a substituição do arroz branco pelo integral. Esta simples mudança é capaz de reduzir o risco de diabetes em até 16% (saiba mais aqui).

Outra forma de diminuir o dano é adicionar açafrão e pimenta na comida. Estas especiarias diminuem a inflamação e possuem propriedades antidiabéticas.

Arroz integral também auxilia a emagrecer

Em outro estudo, mulheres obesas foram divididas em dois grupos. O primeiro consumiu arroz branco e o segundo arroz integral. Após 6 semanas, as mulheres do segundo grupo obtiveram maior perda de peso, especialmente ao redor da cintura e dos quadris. A pressão sanguínea também baixou e o corpo ficou menos inflamado (veja mais aqui).

Muitas pessoas acreditam que, durante o processo de emagrecimento, não podem comer arroz. Mas, claro que podem. Basta que a quantidade de carboidrato fique dentro da recomendada para você.

Além disso, as melhores opções são aquelas com mais fibras como arroz integral, negro e vermelho. Você também pode adicionar outros ingredientes ao arroz para que a quantidade final consumida seja menor. Por exemplo, misture ao arroz integral já cozido, tomate picado, cogumelos picados, cebolinha, pimenta e açafrão. O arroz também poderia ser misturado à couve-flor e/ou brócolis bem picados ou à quinoa cozida.

Andreia Torres é nutricionista especializada em Nutrição Clínica, Esportiva e Funcional. Atualmente, presta consultorias na área de educação, saúde integrativa, nutrição funcional e coaching para profissionais de saúde.

*Fonte: Andreia Torres

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário