Número de animais silvestres diminuiu mais de 50% nos últimos 40 anos, segundo novo relatório do WWF

0

As populações de animais silvestres diminuíram, em média, 53% nos últimos 40 anos, de acordo com um novo relatório do WWF. O estudo avalia dados desde 1970 até 2014.

A pesquisa “Bellow the Canopy” (Abaixo da copa das árvores, em português) mostra que a perda e a degradação de habitat provocada pela ação humana são as causadoras de 60% das ameaças a florestas e espécies florestais. Segundo o estudo, os declínios foram mais significativos em florestas tropicais, como na Amazônia.

O relatório ressalta a importância das florestas para a saúde do planeta, já que elas abrigam mais da metade das espécies terrestres do mundo. Além disso, o estudo mostra que elas são responsáveis pela maior quantidade de captura do carbono, amenizando a crise climática.

Relatório mostra que animais silvestres são essenciais para a manutenção da flora

O estudo mostrou também que os animais silvestres são fundamentais para que as florestas se mantenham saudáveis e produtivas. A polinização e a dispersão de sementes, por exemplo, são atividades essenciais para a regeneração e o armazenamento de carbono.

“As florestas são sistemas complexos que dependem da vida selvagem que os habita para mantê-los saudáveis, e a rápida diminuição da vida selvagem da floresta nas últimas décadas é um sinal de alerta urgente. As florestas não são apenas um tesouro da vida na Terra, mas também nosso maior aliado natural na luta contra o colapso climático. Nós os perdemos por nossa conta e risco. Precisamos que líderes globais iniciem imediatamente ações para proteger e restaurar a natureza e manter nossas florestas em pé ”, explica o líder global em florestas no WWF, Will Baldwin-Cantello.

Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.

*Fonte: WWF

*Imagem: divulgação

Você também pode gostar de ler:

Etiópia planta 350 milhões de árvores em um dia para combater as mudanças climáticas

Queimadas aumentam mais de 80% em relação a 2018 e afetam bem-estar de todos

Insetos sofrerão extinção dentro de 100 anos, segundo novo relatório



Deixe seu comentário