Alimentos integrais: farinha de trigo integral x farinha de arroz integral

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A nutricionista Carolina Damy analisou dois alimentos integrais bem populares na mesa dos brasileiros: a farinha de trigo integral e a farinha de arroz integral. Ela comparou os nutrientes de cada uma delas e explica a seguir mais detalhes.

*Por Carolina Damy

O consumo de farinhas, de trigo, arroz, amêndoas, chia, aveia, grão-de-bico entre outras, vem crescendo. Assim, cada vez mais surgem dúvidas dos consumidores sobre qual possui o melhor custo-benefício pra saúde. As mais consumidas são as farinhas de trigo e de arroz, pelo valor de mercado e também pela facilidade em encontrar nas prateleiras. Hoje, vou compará-las, ambas em estado integral.

Com o crescimento da preferência por alimentos “gluten free”, a farinha de trigo, mesmo que em sua forma integral, foi deixada um pouco de lado, e a farinha de arroz vem tomando seu lugar, pelo fato de não conter glúten e, assim, poder ser consumida por todas as pessoas.

O arroz é um dos cereais mais consumidos em todo o mundo, e uma importante fonte de nutrientes. Já o trigo é o cereal mais usado na fabricação de pães.

O trigo, assim como os outros cereais que possuem glúten (cevada, centeio e aveia*), possui restrição de consumo por pessoas com doença celíaca. Elas apresentam resposta imune inadequada associada à ingestão de glúten, caracterizada por distúrbio inflamatório do trato gastrointestinal. Podendo ser manifestada por diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, perda de peso e flatulência.

Alimentos integrais: comparação entre as duas farinhas integrais

Observe a tabela abaixo:

alimentos integrais

Como pudemos observar, levando em consideração somente a composição nutricional dos dois alimentos avaliados, a farinha de trigo integral “vence” em importantes quesitos. Ela possui quase duas vezes mais proteína que a farinha de arroz integral, duas vezes mais ferro e um pouco mais do que o dobro de fibras.

Assim, se você não possui a doença celíaca e não sente nenhum desconforto ao ingerir glúten, de acordo com a comparação de hoje, a farinha com a melhor composição nutricional é a farinha de trigo integral.

Lembrando que, estes nutrientes trarão benefícios para o seu corpo se consumidos em quantidades adequadas, procure um nutricionista para saber a ideal pra você.

Espero que tenham gostado e aprendido mais sobre esses alimentos integrais.

Obs.: as aveias comuns mais encontradas em supermercados só possuem glúten por serem processadas em indústrias que também produzem outros alimentos que contém glúten, pois a aveia naturalmente não tem. Por isso, é possível encontrar nas prateleiras aveias com a observação “sem glúten”. Estas não foram processadas e embaladas em máquinas que tiveram contato com alimentos glutenados.

Carolina Damy Ribeiro é nutricionista formada pela Unicamp, com especialização em nutrição esportiva funcional.

*Fonte: Carolina Damy

*Imagem: divulgação

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