Alimentação vegana evita a emissão de toneladas de CO2, diz pesquisa

0

Uma alimentação baseada em folhas e vegetais ajuda a salvar o planeta. Mas, de acordo com uma pesquisa recente, manter uma alimentação vegana pode, em apenas uma semana, economizar uma quantidade de dióxido de carbono (CO2) equivalente à distância de ir à lua e voltar.

Este foi o resultado da campanha ambiental da Vegan Society, Plate Up For the Planet, que desafia as pessoas a adotarem uma alimentação vegana por uma semana. Entre os 10 mil participantes, foram economizados, coletivamente, 147 mil quilos da emissão de CO2. Esta seria a distância entre ir até a lua e voltar para a Terra. Além desta redução, também foram poupados diversos recursos naturais.

Caroline Lucas, líder do Partido Verde do Reino Unido, é vegetariana. Em seu apoio à campanha, ela destacou que este desafio foi um catalisador para levá-la mais longe e a lembrou de quão deliciosa pode ser a comida vegana.

Celebridades como Evanna Lynch, atriz do filme Harry Potter e vegana, e organizações ambientais como Friends of the Earth, Eating Better Alliance, Ecotricity também demonstraram seu apoio.

ONG ajuda pessoas a planejarem uma alimentação vegana

A ONG norte-americana One Green Planet também apoiou a campanha. E, por entender a dificuldade de muitas pessoas em mudar os hábitos alimentares e cortar os produtos de origem animal, trabalha como um “guia” para ajudar quem deseja substituir carne e lácteos.

Em seu site, a ONG ensina as pessoas a se familiarizarem com as diferentes fontes de proteína à base de plantas. Depois, mostra como criar pratos variados que imitam o sabor da carne.

Além dos vegetais, a ONG alerta para não nos esquecermos dos carboidratos. Pelo fato da dieta vegana ter calorias mais baixas, é essencial consumi-los. Descubra quais são os alimentos calóricos que você mais gosta. Depois de encontrar os substitutos naturais da proteína e os alimentos ricos em carboidratos, varie as receitas. Se tiver dificuldades em usar técnicas de cozinha, procure livros com dicas de gastronomia vegana.

No site da One Green Planet encontramos várias dicas de receitas veganas. E, para disponibilizar mais opções, a ONG disponibiliza o aplicativo “Food Monster”. Assim como todo o site, a linguagem está em inglês, mas possui mais de 8 mil pratos que poderão te ajudar a variar o cardápio.

*Fonte: One Green Planet

*Imagem: Freepik / divulgação



Deixe seu comentário