Como a alimentação saudável contribui para uma pele bonita?

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Cultivar o hábito de manter uma alimentação saudável proporciona inúmeros benefícios ao organismo, inclusive para a pele. Isso ocorre, principalmente, quando se adota a dieta vegetariana estrita, que elimina qualquer tipo de carne, ovos, mel, leite e seus derivados (saiba mais aqui). Diversos especialistas concordam que alimentos de origem vegetal ajudam na manutenção de uma derme bonita e livre de uma série de complicações.

Há muitas frutas e vegetais que retardam os efeitos do envelhecimento, assim como ajudam na prevenção de diversas doenças crônicas, como o câncer de pele, por exemplo (entenda mais aqui). Ao incluir alimentos baseados em plantas na sua alimentação, você consumirá nutrientes que só farão bem ao seu organismo.

Alimentação saudável: confira alguns alimentos da dieta vegetariana estrita e seus benefícios à pele

Separamos alguns alimentos que contribuem muito para a saúde e beleza da sua pele. Veja abaixo:

– Cenoura, mamão, melancia e tomate: eles contém carotenoides, um nutriente capaz de “sequestrar” os radicais livres, que causam danos celulares (saiba mais aqui).

– Nozes, castanhas, folhas verde-escuras: possuem a vitamina E, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce (mais detalhes aqui).

– Acerola, laranja, mamão, goiaba: essas frutas têm bastante vitamina C, que auxilia na formação de colágeno, substância responsável pela estrutura e firmeza da pele. O nutriente também ajuda na captação de ferro, nutriente que diminui os processos oxidativos do organismo (veja mais aqui .

– Chá verde, romã e cacau: possuem alta quantidade de flavonoides, compostos que atuam como antioxidantes e ainda têm ação anticarcinogênica, quimiprotetora e anti-inflamatória (leia mais aqui).

– Maçã, arroz integral, grãos:
são alimentos ricos em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e ajudam na eliminação de toxinas, garantindo uma pele limpa e saudável (leia mais aqui).

– Abacaxi e melancia: são frutas com propriedades diuréticas, que ajudam na digestão e limpeza do organismo, eliminando impurezas, favorecendo a pele (saiba mais aqui).

É importante consultar um nutricionista e verificar sua condição de saúde antes de iniciar qualquer mudança alimentar.

Alimentação saudável: alimentos que fazem mal à pele

Existem alimentos que provocam algumas reações na derme, seja no aumento da acne, alergias, entre outros danos. Muitas pessoas possuem pele muito oleosa, por exemplo, devido à sua alimentação.

Entre aqueles que são nocivos, estão o leite seus derivados. De acordo com a dermatologista Cristina Salaro, há estudos que relacionam os hormônios presentes no leite com moléculas bioativas, que possuem influência no surgimento de acne.

Segundo a especialista, o líquido lácteo industrializado é proveniente de vacas que recebem diversos antibióticos e substâncias que são absorvidos pelo organismo das pessoas que o consomem (saiba mais aqui).

Além do leite, a carne também é uma grande vilã da pele. Muitos tipos de proteína animal, como as processadas, por exemplo, colaboram com a retenção de líquidos no organismo (veja aqui). Isso significa que seu corpo ficará mais inchado e haverá ressecamento da pele (saiba mais aqui).

Consulte seu nutricionista e adote uma dieta mais saudável. Assim, você terá um organismo que funcionará de forma correta e vai deixar sua pele mais radiante e bonita.

*Fontes: A Nutricionista; Dermatologia.net; Estadão; Beleza Extraordinária; Minha Vida; Dermaclub

*Imagem:
divulgação



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