Agrotóxicos, rastro de câncer e morte

0

O defensor público Marcelo Novaes, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo em Santo André, no ABC Paulista, relata que cidades médias e pequenas do interior do estado de São Paulo, localizadas em meio a grandes extensões de terra com monocultura da cana e banana, entre outras, apresentam taxas de incidência de malformações congênitas e diversos tipos de câncer acima da média estadual.

plantaçãoPara tal afirmação, Novaes se baseou no Observatório de Saúde Ambiental, uma plataforma de dados completos sobre utilização de agrotóxicos no estado, os tipos, as regiões, as culturas onde são empregados, bem como grupos populacionais afetados por doenças reconhecidamente desencadeadas pela exposição a esses produtos. O site interativo, que permite a criação de mapas em que é possível visualizar a distribuição das informações sobre o território paulista, foi desenvolvido por professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Marcelo Novaes diz, ainda, que o mapa mostra o rastro de câncer em cidades em torno da via Anhanguera afora. “Basta checar”, aponta ele, destacando que a Secretaria Estadual de Saúde, porém, nega todas essas evidências.

Leia na íntegra aqui: Ambiente do Meio

Fonte e imagem: Ambiente do Meio



Deixe seu comentário