Fotógrafo registra abelhas dormindo juntas em uma flor

0

Um fotógrafo do Arizona-EUA se deparou com uma cena inusitada: duas abelhas dormindo juntas, dentro de uma flor. Elas repousavam tranquilas, em meio ao campo de malvas. Maravilhado, registrou os insetos em seu momento de descanso e as fotos ficaram impressionantes. Confira a seguir.

*Por Rokas J. para o Bored Panda

Por mais que estejamos acostumados a ver abelhas zumbindo, elas também precisam de seu sono de beleza. Recentemente, o fotógrafo de vida selvagem Joe Neely capturou duas abelhas dormindo em uma flor. A foto mostra um belo lado delas que raramente vemos.

abelhas dormindo

“Eu e minha noiva, Niccole, saímos para encontrar flores de papoula”, disse Neely. “No caminho de volta, vimos este pedaço de campo florido perto da rodovia. Então, paramos para tirar algumas fotos”, recorda.

“Niccole estava fotografando e ouviu as abelhas zumbindo”, disse o homem de 38 anos de Phoenix, Arizona. “Então, ela percebeu que algumas das flores tinham abelhas, mas elas não estavam se movendo”, contou o fotógrafo.

“Bem, eu não sabia que as abelhas dormiam em flores. Mas, estas abelhas, da espécie Diadasia diminuta, estavam dormindo nas flores alaranjadas, chamadas de malva”, disse Joe.

Abelhas dormindo em flor: entenda mais a relação desses insetos com as flores da espécie malva

As abelhas da espécie Diadasia diminuta recolhem o pólen de sua planta favorita, a malva (Sphaeralcea). De acordo com o Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, seus ninhos são comumente encontrados em solos parcialmente compactados ao longo das margens de estradas de terra, no oeste dos Estados Unidos.

abelhas dormindo
As abelhas que gostam da flor malva desempenham um papel importante na reprodução da flor.“As abelhas ficam cobertas do pólen das flores que visitam. A maior parte dele é depositada nas patas traseiras delas e levada de volta ao ninho”, explica a organização. “No entanto, alguns permanecem no corpo das abelhas e são depositados em cada uma das próximas flores de malva visitadas. Assim, a abelha Diadasia contribui para a reprodução dessas flores”, observa o órgão (confira mais aqui).

Abelhas dormindo: como esses insetos dormem

Quando se trata de abelhas dormindo, há alguns detalhes interessantes. “Elas não têm pálpebras”, diz Brandon Hopkins, pesquisador de abelhas na Universidade Estadual de Washington. “Observando cuidadosamente esses insetos, os cientistas descobriram que as abelhas param de mover a antena e, em alguns casos, caem para o lado”, conta.

abelhas dormindo
Os detalhes de como e onde uma abelha dorme dependem de onde ela mora. Afinal, existem mais de 20.000 espécies conhecidas de abelhas que vivem em nosso planeta.

Elas trabalham dia e noite e dormem no interior da colmeia. Seus padrões de sono mudam à medida que crescem. As abelhas mais jovens dormem menos. As abelhas mais velhas, por sua vez, tiram pequenos cochilos de 15 a 30 segundos.

Essas duas abelhas se aconchegaram juntas na flor e fizeram a composição perfeita, apresentando a Joe o que se tornou o melhor registro do dia.

*Fonte: Bored Panda

*Imagens:  divulgação/Joe Neely



Deixe seu comentário